ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

21 de setembro de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 21/09/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho" - cap. 4 e 5.
4- Português: principais elementos do texto jornalístico e pág. 64 até 67.
5- Recreio (09h15).
6- Natureza e Sociedade (Geografia): Forma e representações da Terra (pág. 11-14).
7- Matemática: correção da lição de casa.
Rotina Prevista - 21/09/2010
Rotina Prevista - 21/09/2010. Arquivo Pessoal.

DETALHES RELEVANTES:

2- O que e como teremos. Precisamos mostrar a todos que nossa classe é ótima, pondo em destaque tudo de positivo que ocorre.

3- Reinações de Narizinho, cap. 4 e 5.

4- Um texto jornalístico deve responder a maior parte destas perguntas (sobretudo no lide, 1º parágrafo): o quê, quem, quando, onde e como. Páginas 65 até 67, coletivamente (recordação dos elementos já estudados; análise dos relatos contidos no texto e pronomes usados) - continuamos após o recreio.

6- Leitura coletiva das páginas 11 até 14, com conversa coletiva. Breve registro das etapas no caderno.

7- Não deu tempo de corrigir a lição de casa, foi passada outra para serem corrigidas todas oportunamente.

ASPECTOS DA AULA:

Bem participada, sem maiores problemas. Optamos em não formar grupos neste dia.

Novamente, todos muito atentos à leitura compartilhada de "Reinações de Narizinho".

Estamos buscando soluções coletivas, junto à Direção da Escola, para que todos os alunos sintam-se bem acolhidos na sala de aula, de tal forma que aquela minoria que ainda não corresponde às expectativas (e, de certa forma, atrapalham a maioria) estejam cada vez melhores. Afinal, se a Educação é para todos, todos devem corresponder a esse princípio.


 
Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

20 de setembro de 2010.

CEU EMEF JAGUARÉ, 20/09/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho" - cap. 1, 2 e 3 (serão lidos 20).
4- Português: material institucional, pág. 62 até 64 (prevista até pág. 67).
5- Recreio (09h15).
6- Matemática: divisão (passos).
7- Educação Física (10h20).
8- Sala de Leitura (11h05).
Amanhã: livro de Língua Portuguesa.


 Rotina Prevista (apenas c/ 2 capítulos iniciais de Reinações de Narizinho) - 20/09/2010. Rotina corrigida (com o 3º capítulo de Reinações de Narizinho) - 20/09/2010.
Compare as duas fotos da Rotina: na primeira temos o registro dos dois capítulos previstos da leitura compartilhada de Reinações de Narizinho (registrada às 7h13); na segunda, registramos o terceiro capítulo solicitado pela classe (registrada às 08h08) - isto mostra que a leitura entreteve a todos.


DETALHES RELEVANTES:

2- O que e como teremos. Recordando um pouco a biografia de Monteiro Lobato. Motivo de ler, ao menos, os capítulos iniciais de "Reinações de Narizinho": ter contato com uma das primeiras obras do autor destinada ao público infantil, apreciar uma leitura de grande qualidade, que leva-nos aos mais altos índices da imaginação saudável a partir de dados reais.

3- Inicialmente, prevemos dois capítulos. Mas a classe solicitou a leitura do terceiro capítulo. Todos, sem exceção, ficaram muito atentos à leitura, inclusive os alunos que nem sempre colaboram.

4- Ainda sobre texto jornalístico. Recordamos a função do título, da linha fina e da foto. Verificamos a função do lide (primeiro parágrafo, que resume a notícia). Trabalhamos as páginas 62 até 64 - continuaremos amanhã.

6- Revendo alguns passos da divisão por dois algarismos, em forma de lição de casa.

7 e 8- Com respectivos professores especialistas.


ASPECTOS DA AULA:

Muito bem participada.
Como posto acima (item 3) todos muito atentos e interessadíssimos na leitura compartilhada dos capítulos iniciais de Reinações de Narizinho.

Professor especialista de Educação Física elogiou bastante o fato de não ter nenhum problema (finalmente, estamos em setembro!) com nenhum aluno, inclusive os costumeiros. O mesmo não ocorreu na Sala de Leitura.

Medidas jurídicas inadiáveis estão sendo tomadas, não cabe anunciá-las aqui - como diz a sabedoria popular: "roupa suja se lava em casa".


 
Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==



sexta-feira, 17 de setembro de 2010

17 de setembro de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 17/09/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: Nosso Folclore - Lendas da Vitória Régia e da Mandioca.
4- Reescrita e ilustração, em grupos (35 minutos).
5- Matemática: livro, páginas 78 e 79.
6- Recreio (09h15).
7- Natureza e Sociedade (Geografia): introdução ao livro didático.
8- Recreação semanal no pátio (11h05).
Segunda feira: livro de Língua Portuguesa.


Rotina Prevista (17/09/2010)
Rotina Prevista (17/09/2010). Arquivo Pessoal.

DETALHES RELEVANTES:

2- O que e como teremos.

3- Nosso Folclore: Lendas da Vitória Régia e da Mandioca. Acompanhe este projeto: http://pazeduca.pro.br/folclore.

4- Os alunos escolheram uma dessas lendas (ou as duas) para recontarem com suas palavras (podiam, inclusive, modificar e criar nomes aos personagens) - estavam em duplas, trios e quartetos para troca de ideias, mas cada um fez seu registro individual, com ilustração (facultativa). Antes, recordamos oralmente principais elementos de cada uma das lendas, registrando-os na lousa para eventuais consultas. Toda essa produção formará o livrinho do aluno (cada um terá o seu). Tempo de 35 minutos.

5- Correção coletiva da lição de casa (página 78) e plantão de dúvidas, seguido de correção coletiva da página 79. Assunto de ambas as páginas: divisão. A conta de dividir, da lição de casa de anteontem, bem como algumas das divisões da pág. 79, retomaremos na próxima aula, por ocasião do aprofundamento em um dos passos da divisão por dois algarismos - estamos seguindo o sistema de "passos", como em uma escada; assim a caminhada fica mais suave.

7- Introdução ao livro didático de Geografia recem recebido: introdução, sumário, estrutura e três primeiras páginas do primeiro capítulo (sobre o nosso planeta e sua forma). Antes, a partir da pergunta de um aluno, refletimos sobre o significado, semelhanças e diferenças dos termos: "geometria" e "geografia". Usaremos esse livro didático nos dias em que ficamos mais tempo em classe, ou seja, de terça e sexta feira.

8- Recreação semanal, com brincadeiras livres no pátio. Ali pode-se correr, pular e gritar livremente, ao contrário de um ambiente fechado, como a sala de aula e a brinquedoteca.

ASPECTOS DA AULA:

Bem participada, apesar de muita agitação por parte de vários alunos - provavelmente estavam indispostos por causa do calor e secura do ar. Tivemos de encerrar os grupos pouco antes do recreio.

Na recreação semanal todos brincaram sem problemas graves. Apenas alguns alunos, em momentos diversos, se estranharam, inclusive meninas, mas tudo se resolveu com calma, pois todos perceberam que o ambiente era para brincar alegremente e não para provocação e agressão.


Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==


quinta-feira, 16 de setembro de 2010

16 de setembro de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 16/09/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: Nosso Folclore - Lendas do Boto e do Guaraná.
4- Reescrita e ilustração, em grupos (35 minutos).
5- Natureza e Sociedade (Ciências): Saúde Bucal.
6- Recreio (09h15).
7- Educação Física (09h35).
8- Natureza e Sociedade (Ciências): Saúde Bucal (continuação).
9- Matemática: lição de casa (livro, pág. 78).
Amanhã: livro de Matemática.
Semana que vem: livro de Língua Portuguesa.
Não deu tempo, ficando para a próxima aula: retomar Matemática (livro e divisão por dois algarismos).


Rotina Prevista - 16/09/2010
Rotina Prevista (16/09/2010). Arquivo Pessoal.

DETALHES RELEVANTES:

2- O que e como teremos.

3- Nosso Folclore: Lendas do Boto (ou Boto Cor de Rosa) e do Guaraná. Acompanhe este projeto: http://pazeduca.pro.br/folclore.

4- Os alunos escolheram uma dessas lendas (ou as duas) para recontarem com suas palavras (podiam, inclusive, modificar e criar nomes aos personagens)- estavam em duplas, trios e quartetos para troca de ideias, mas cada um fez seu registro individual, com ilustração (facultativa). Antes, recordamos oralmente principais elementos de cada uma das lendas, registrando-os na lousa para eventuais consultas. Toda essa produção formará o livrinho do aluno (cada um terá o seu). Tempo de 35 minutos.

5- Iniciamos, em grupos, a leitura do folheto "Saúde Bucal/Como prevenir esses problemas",adaptado dos sites de uma conhecida indústria de creme dental, que possui um amplo trabalho pedagógico. Sites pesquisados: http://www.colgate.com.br/app/OralHealthMonth/BR/Dica1.cvsp || http://www.colgate.com.br/app/OralHealthMonth/BR/Dica2.cvsp
1ª Parte: leitura em grupos.

7- Com Professor Especialista.

8- Continuamos a leitura do referido folheto, agora na modalidade "leitura compartilhada" e levantamento de dúvidas orais. 2ª Parte: possuindo as informações necessárias, refizemos (quando necessário) o cartaz individual do Concurso sobre Saúde Bucal, respondendo, com uma frase e ilustração: "Como ter um Belo Sorriso?"

9- Lição de casa de Matemática: página 78 do material institucional. Apesar de prevista na rotina de hoje, optamos por adiar Matemática (livro e divisão por dois algarismos - passos) para amanhã, com mais tempo, a fim de não prejudicar o trabalho sobre Saúde Bucal, o qual estamos concluindo "encima da hora".

ASPECTOS DA AULA:

Bem participada, sem maiores problemas.

O referido folheto sobre Saúde Bucal foi pesquisado e impresso com recursos particulares do Professor.


Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==



quarta-feira, 15 de setembro de 2010

15 de setembro de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 15/09/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: Nosso Folclore - Culinária.
4- Reescrita e ilustração, em grupos (35 minutos).
5- Informática (08h30).
6- Recreio (09h15).
7- Matemática: livro, pág. 76 e 77. Divisão por dois algarismos (passo a passo).
8- Artes (10h20).
9- Finalização de atividades.
Amanhã: livro de Matemática.
Semana que vem: livro de Língua Portuguesa.

Rotina Prevista - 15/09/2010
Rotina Prevista (15/09/2010). Arquivo Pessoal.

DETALHES RELEVANTES:

2- O que e como teremos. Situação da classe: ontem uma aluna reclamou da bagunça da classe. Respondi a ela o que falei hoje para todos: são trinta alunos, dos quais apenas cinco comprometem a qualidade da aula - existem locais que é exatamente o contrário. Então, basta a maioria não dar atenção à minoria. Ou melhor: conquistá-los, pois todos são bem vindos, e devem corresponder às suas obrigações.

3- Nosso Folclore: Culinária. Existem milhares de receitas brasileiras, mas no livro "Nosso Folclore" foram selecionadas três em cada categoria: Salgados (Sopa de Milho Verde com Cambuquira, Paçoca de Carne Seca e Farofa D'Água); Lanches (Brevidade, Bolo de Fubá e Bolinho de Chuva); Doces (Doce de Batata Doce, Taiada e Arroz Doce). Após a leitura compartilhada, essas receitas foram registradas na lousa (nomes e ingredientes). Acompanhe este projeto: http://pazeduca.pro.br/folclore.

4- Os alunos contaram sobre as receitas que conheciam (duas ou mais): nome, ingredientes e se era gostosa (podiam escrever sobre as que conheciam, ou usar as colocadas na lousa) - estavam em duplas, trios e quartetos para troca de ideias, mas cada um fez seu registro individual, com ilustração (facultativa). Toda essa produção formará o livrinho do aluno (cada um terá o seu). Tempo de 35 minutos. ESTA ATIVIDADE FOI REALIZADA APÓS O RECREIO.

5- Com professor de módulo, na sala de informática.

7- Livro institucional, página 76 (correção coletiva da lição de casa: escrever números de acessos de sites de times por extenso) e página 77 (atividades com correção coletiva: classes e ordens de numerais - até milhões). Lição de casa: divisão por dois algarismos.

8- Com professor especialista.

9- Finalização de atividades. Quem terminava, podia ficar em momento livre.

ASPECTOS DA AULA:

Bem participada.

Praticamente todos colaboraram.

Os alunos estavam preocupados porque o registro das receitas poderia atrasar a aula e o momento livre ao final, mas não ocorreu nenhum atraso pois todos colaboraram.


Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==