ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

13 de agosto de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 13/08/2010 - 4ºB.

Amanhecer no C.E.U. Jaguare - 13/08/2010
Amanhecer no CEU Jaguaré, em 13/08/2010, na hora de formar fila no pátio. O Sol vem nos dar bom dia - saibamos apreciar também o que há de belo em nossa vida. Foto de Arquivo Pessoal.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: Nosso Folclore - Lenda da Iara.
4- Reescrita e ilustração, durante 40 minutos (em duplas e trios).
5- Matemática: Prismas e Pirâmides (pag. 50 e 51).
6- Recreio (09h15).
7- Matemática: Pirâmides e suas faces (pag. 52 e 53), Vértices, arestas e faces das pirâmides (pag. 54).
8- Português - livro didático, continuação de ontem (Comunicação): pag. 64 até 67 (Cartas).
9- Recreação semanal na brinquedoteca (11h05).
SEGUNDA FEIRA TRAZER LIVRO DE MATEMÁTICA.

DETALHES RELEVANTES:

2- O que e como teremos. Necessidade de cuidar da disciplina. Registro de fatos - isso não prejudica quem não tem nada a temer (mesmo porque somos filmados em ruas movimentadas, ônibus, shoppings - não podemos permitir, porém, publicação dessas imagens, elas são somente para garantir nossa segurança!).

3- No Projeto Nosso Folclore iniciamos a fase de Lendas, hoje com a Lenda da Iara (nossa sereia das águas doces). Acompanhe este projeto: http://pazeduca.pro.br/folclore

4- Os alunos escreveram sua versão para a lenda lida hoje - estavam em duplas e trios para troca de ideias, mas cada um fez seu registro individual, com ilustração (facultativa). Toda essa produção formará o livrinho do aluno (cada um terá o seu). Tempo de 40 minutos, como preparação para ano que vem (quinto ano, cada aula dura 45 minutos). Todos terminaram no tempo previsto, muitos até antes (podiam ficar em atividades livres com responsabilidade).

5- Estamos seguindo o material institucional criado pela Fundação Padre Anchieta. Trabalhando em duplas e trios, com suporte à duvidas na lousa (idem para nº7).

8- Continuamos o assunto de ontem, verificando os elementos de um envelope. Mesmo não sendo muito usado atualmente (o e-mail faz as vezes da carta com economia de tempo e dinheiro), devemos saber como funciona (remetente e destinatário) para os casos em que a internet não seja possível (como correspondência interna da classe ou mesmo entre outras classes - retomaremos isso de forma prática semana que vem).

9- Usamos a brinquedoteca, para que nos acostumemos com espaços fechados e o que é possível dentro deles.

ASPECTOS DA AULA:

Bem participada em todos os sentidos. Os poucos alunos que costumam ser indisciplinados souberam colaborar, cada um de seu jeito, com o bom andamento da aula. Percebi um esforço imenso da parte de alguns (outros faltaram hoje).

Registrei os nomes das duplas e trios, com o compromisso de, em cada aula, verificar com eles o que está dando certo e os ajustes que podem ser feitos, inclusive troca de parceiros.

Recolhi as autorizações para ida à Bienal (quem trouxe).


Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==