ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

28 de setembro de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 28/09/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho", cap. 12 e 13.
4- Geografia: livro, pág. 17 até 19.
5- Matemática: jogo da divisão (livro, pág. 80 e 81).
6- Recreio (10h).
7- Matemática: continuação.
8- Momento livre.
Amanhã: livro de Matemática.
Deixamos Português (Pronomes e Mural) para amanhã, pois muitos alunos faltaram hoje.
A rotina foi alterada no registro, pois ocorreu mudança no horário do recreio.


Rotina Prevista (28/09/2010)
Rotina Prevista, antes da correção do horário do recreio (28/09/2010). Arquivo Pessoal.

Rotina Prevista - corrigida (28/09/2010)
Rotina, após a correção do horário do recreio (28/09/2010). Arquivo Pessoal.


DETALHES RELEVANTES:

2- O que e como teremos. Estamos cada vez melhores. Porque no Teatro do CEU não pode passar qualquer filme - este assunto foi levantado porque sétimos e oitavos anos foram ao teatro assistir filmes, dai a mudança no horário do recreio.

3- Novamente a leitura de Reinações de Narizinho prende a atenção e o interesse de todos, a ponto de quererem mais capítulos sendo lidos por dia. Hoje acompanhamos a chegada de Pedrinho ao Sítio, bem como os preparativos para a viagem ao Reino das Abelhas.

4- Lemos e conversamos sobre os mapas (Portugal, no século XV e XVI foi uma liderança em viagens e mapas), seus contextos (colonização e consequências ao Brasil e África), rosa dos ventos e bússola.

Natureza e Sociedade (28/09/2010)
Breve registro do que lemos e conversamos, sobre geografia e alguns detalhes da História do Brasil (colonização, escravidão, consequências do fim da escravidão, família real, bandeirantes etc) - tudo porque Portugal nos séc. XV e XVI era líder na navegação e confecção de mapas. A classe esteve bem atenta a essa conversa histórica. (28/09/2010). Arq. Pessoal.


5- Confeccionamos, em grupos, dados para o jogo. Lemos e conversamos sobre as regras desse jogo.

7- Em grupos, jogamos e tiramos dúvidas. Simulamos também algumas situações possíveis de contas, a partir do jogo. Como lição de casa, providenciar algum retalho pequeno de cartolina ou papelão (ou mesmo capa de caderno velho) para a próxima aula, a fim de que cada aluno tenha seu próprio dado (cubo): colaremos a planificação nesse material para tornar-se mais resistente. Retomaremos o jogo amanhã.

8- Conforme terminavam os deveres, podiam ficar livres, na classe.


ASPECTOS DA AULA:

Muito bem participada. Todos, enfim, sentem-se envolvidos e responsáveis pelo bom andamento da aula, inclusive aqueles que outrora atrapalhavam.

O momento de leitura compartilhada tem servido para mostrar o alto grau de interesse e participação responsável dos alunos, sem exceção.

Na leitura, conversa e registro sobre mapas e história brasileira (veja legenda da foto acima, no item 4) todos estiveram bem atentos e curiosos. Alguns levantaram questões interessantes, como  de onde vinha o dinheiro para essas grande viagens e sobre as consequências das opções de colonização do Brasil.

Optamos em deixar a aula de Português (retomada dos pronomes, bem como da confecção do mural de notícias da classe) para amanhã, pois muitos alunos não chegaram à escola, provavelmente por conta das chuvas que caem desde ontem.

Por ocasião do registro fotográfico de nossos trabalhos, deixei bem claro o tipo de imagem que pode e o que não pode ir para a internet. Todos podem - e devem questionar finalidade das fotos. Ninguém na classe questionou nada, mas sempre gosto de esclarecer esses detalhes - faz parte de minha campanha por uma internet mais segura.

No momento livre houve grande colaboração de todos: brincaram sem problemas.


 
Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

27 de setembro de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 27/09/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho", cap. 10 e 11.
4- Português: pronomes.
5- Matemática: revisão - numerais (classe, ordem e leitura).
6- Recreio (09h15).
7- Natureza e Sociedade (Geografia): livro, pag. 15 até 17.
8- Educação Física (10h20).
9- Sala de Leitura (11h05).
Amanhã: livro de Matemática.

Rotina Prevista - 27/09/2010
Rotina prevista (27/09/2010). Arquivo Pessoal.


DETALHES RELEVANTES:

2- O que e como teremos. Estamos cada vez melhores, devemos mostrar isso a todos.

3- Os alunos queriam mais capítulos lidos, apesar de grandes. Isso mostra o alto grau de interesse. Acompanhamos hoje sobre as formigas ruivas.

4- Pronomes: definição, exemplos. Pronomes pessoais (1ª, 2ª e 3ª pesssoa, além do caso especial de "você" e "vocês"). Para tratarmos desse caso especial, conversamos também sobre diferenças regionais da Língua Portuguesa, com muito bom humor, dentro e fora do Brasil. Exemplo de sotaques na própria sala de aula. O estudo dos pronomes veio da necessidade da citação em lições no material institucional, semana passada, quanto as referidas pessoas. Aprofundamos hoje:
1ª pessoa: quem fala;
2ª pessoa: com quem se fala;
3ª pessoa: de quem se fala.

5- Revemos o quadro das ordens e classes, de acordo com o material institucional. Lição de casa: trascrever da leitura para os numerais.

7- Lemos e comentamos as referidas páginas, lembrando um pouco sobre os continentes. Aprofundamos a questão dos mapas e sua linguagem. Retomaremos amanhã.

8 e 9- Com respectivos professores especialistas.


ASPECTOS DA AULA:

Muito bem participada, sem quaisquer problemas. Alunos estão percebendo a melhora de nosso ambiente e estão escutando falas dos outros professores nesse sentido. Vitória de todos!

Retomaremos amanhã nosso projeto de entrevistas.




Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

24 de setembro de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 24/09/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho", cap. 8 e 9.
4- Matemática: gráficos e tabelas.
5- Português: mural de noticias - continuação dos textos.
6- Recreio (09h15).
7- Natureza e Sociedade (Geografia): Continentes do Planeta e Regiões do Brasil.
8- Recreação semanal no pátio (11h05).
2ª feira: trazer livro de Matemática.

Rotina Prevista - 24/09/2010
Rotina Prevista - 24/09/2010. Arquivo Pessoal.


DETALHES RELEVANTES:

2- O que e como teremos. Estamos cada vez melhores e precisamos mostrar isso a todos, com nossas atitudes positivas.

3- Reinações de Narizinho, capítulos 8 e 9, correspondentes à segunda parte do livro. As jabuticabas e o enterro da vespa.

4- Recordamos gráficos e tabelas, com o tema: "quantidade de meninos e meninas na 4ªB". Montamos o gráfico de colunas e comentamos sobre outros. Um aluno lembrou do gráfico comparativo nas pesquisas eleitorais e outros.

5- Os alunos continuaram os textos escritos em grupos ontem. Espontaneamente, muitos grupos tiveram a iniciativa de entrevistar vários segmentos da escola. Continuamos com essa atividade após o recreio. Levantamento dos assuntos que cada grupo transformou em noticias (hoje, rascunho; semana que vem, edição definitiva):
- Brincadeiras e lições;
- Tudo sobre futebol;
- Melhora da classe;
- Nossa escola é a melhor;
- Entrevista com funcionários;
- Mudança da 4ª série B;
- Futebol, a paixão nacional;
- Melhorar a escola;
- Os problemas da sala de aula.

Mural de Noticias: etapas e temas levantados (24/09/2010)
Mural de Notícias: descrição das etapas e assuntos levantados pelos grupos a fim de serem transformados em matérias jornalísticas. Arquivo Pessoal.

7- Breve registro escrito, a ser retomado na próxima aula (continentes e regiões).

8- No pátio, sem qualquer tipo de problema.


ASPECTOS DA AULA:

Bem participada, sem o menor tipo de problema. Todos estiveram envolvidos em todas as atividades.

A leitura compartilhada, com a obra de Monteiro Lobato (Reinações de Narizinho) propicia momentos de grande interesse em toda a classe. Muitos solicitam a continuação da leitura dos capítulos seguintes. Até mesmo os alunos que causavam algum tipo de problema param e prestam muita atenção.

Estamos continuando o trabalho de escrita de texto jornalístico para montarmos nosso painel de noticias da classe, nosso mural. Um grupo de meninas teve a idéia (ontem) de entrevistar funcionários. Hoje continuaram e vários outros grupos seguiram essa mesma idéia, entrevistando direção, funcionários, professores e alunos de outras classes. E pretendem continuar, semana que vem, com outros segmentos do CEU, inclusive com os vigias. Fiquei de consultar/agendar isso com a Gestão semana que vem.

A qualidade dos assuntos levantados em cada grupo, tranformados em matéria jornalística e verificadas por meio de entrevistas mostram que a classe está a fim de mostrar o lado brilhante que tem.

E mais: na recreação semanal ninguém, ninguém mesmo, causou qualquer tipo de problema - todos brincaram com muita calma, respeito e tranquilidade.



Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

23 de setembro de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 23/09/2010 - 4ºB

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho", cap. 6 (final) e 7.
4- Nosso Folclore: Lendas Urbanas.
5- Recreio (09h15).
6- Educação Física (09h35).
7- Português: livro, páginas 71 até 74.
Amanhã: livro de Língua Portuguesa.
2ª feira: livro de Matemática.
Não deu tempo, ficando para a próxima aula: Natureza e Sociedade (Geografia): livro, pág. 15 até 18.

Rotina Prevista - 23/09/2010
Rotina Prevista - 23/09/2010. Arquivo Pessoal.

DETALHES RELEVANTES:

2- O que e como teremos. Comentário e elogio à classe sobre atitudes comportamentais nas oficinas de ontem. Orientações gerais (sobre eventuais grupos e lugares na classe - mapeamento da classe), pois quem quer o bem do outro, corrige (o contrário também vale!).

3- Terminamos o capítulo de ontem (6) e lemos o de hoje (como a Emilia começou a falar e a volta do Reino das Águas Claras). No de amanhã veremos a chegada de Pedrinho, bem como o Rabicó e novas aventuras de Narizinho.

4- Atividade conclusiva do Projeto Nosso Folclore (no mês que vem confeccionaremos os livrinhos): levantamento coletivo das lendas urbanas que os alunos conhecem - eles foram falando, foram postos os nomes na lousa e igualmente copiados no caderno - uma rica diversidade de mais de trinta nomes. Depois, em duplas e trios, cada aluno escolheu a lenda que mais conhece para contar os detalhes dela, escrevendo (cada aluno fez a sua, podendo escolher mais do que uma) - esse material formará os livrinhos dos alunos, a serem montados em outubro. Acompanhe este projeto: http://pazeduca.pro.br/folclore.

6- Com o Professor Especialista.

7- Lemos as páginas correspondentes no material institucional, revendo os elementos do texto jornalístico já estudados (manchete, título, linha fina, lide, citação ou não de depoimento, perguntas básicas que esse texto deve responder no primeiro parágrafo). Aproveitando proposta dessas páginas, comparamos jornal mural da escola (que não temos) com o quadro de avisos da escola e surgiu a ideia de montarmos o jornal mural em nossa classe. Um grupo de meninas, espontaneamente, teve a ideias de solicitar ao Diretor autorização para montarem seu próprio jornal e outro grupo de meninas aproveitou a ideia de montarmos nossos textos jornalísticos para entrevistarem funcionários da escola. Além disso, todos os alunos, em grupos fixos, estarão montando textos para esse jornal mural nosso, nas seguintes etapas diárias (duram cerca de 20 minutos em cada dia): levantamento do assunto que querem transformar em noticia, que interesse à classe; troca de idéias (respeitando a opinião do colega); rascunho do texto; edição definitiva a ser publicada.


ASPECTOS DA AULA:

Participada de forma ótima - finalmente podemos dizer que todos os alunos estão empenhados em participar ativamente. Até mesmo quem traz objetos que não pertencem à aula, estão deixando-os guardados para usá-los somente nos momentos apropriados.

O envolvimento na montagem do texto jornalístico (ver item 7, acima), mostra o envolvimento de todos.

O incentivo dado na conversa sobre a aula (item 2) tem mostrado grande eficácia na questão comportamental.

Porém uma observação: sozinhos ou em grupos que requeiram o deslocamento apenas de cadeiras (fizemos essa experiência antes do recreio, com as lendas urbanas) os alunos mostram-se muito mais tranquilos do que em grupos com deslocamento de carteiras (como na atividade do texto jornalístico).




 
Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==



quarta-feira, 22 de setembro de 2010

22 de setembro de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 22/09/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória).
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho" - cap. 6 (parte).
4- Português: livro (pág. 69 e 70) elementos do texto jornalístico.
5- Informática (08h30).
6- Recreio (09h15).
7- Oficinas.

Rotina Prevista - 22/09/2010
Rotina Prevista - 22/09/2010. Arquivo Pessoal.

DETALHES RELEVANTES:

2- O que e como teremos. Como é um dia diferente, nossa rotina poderá sofrer alterações. Necessidade de mostrarmos a todos que nossa turma é ótima - oportunidade nas oficinas.

3- Reinações de Narizinho, parte do capítulo 6 - alguns alunos estavam preocupados com o entorno da classe.

4- Conversamos bastante sobre o jornalismo parcial (uma mesma noticia pode ser apresentada de formas diferentes) e exemplos disso conhecidos. Analisamos e comparamos quando um texto jornalístico apresenta citação de depoimentos (uso do travessão ou aspas, além de verbo específico após a citação) ou quando o jornalista narra o fato. O que dá mais credibilidade? Comparamos com a linguagem televisiva (uso da legenda). Lição de casa: adaptação da página 71 - assistir qualquer notícia e responder se ela cita relatos e pessoas.

5- Apesar de prevista e ocorrida, não tínhamos registrado na rotina, pois não tínhamos certeza (nem o professor de informática tinha), por causa das oficinas.

7- Oficinas. O 4º ano B ficou na oficina de dobradura e fantoches, organizada pela professora e alunas da sétima série. Estava prevista que fôssemos à oficina de pintura à dedo, mas não deu tempo. A oficina de pintura em camisas não ocorreu. No final da aula, todos os alunos (3ºs,4ºs,7ºs e 8ºs anos) se divertiram em um alegre baile no pátio - muitos fizeram questão de ficar após o horário de aula.

ASPECTOS DA AULA:

Bem participada e sem quaisquer problemas, mesmo os cotidianos.

Quer na aula em classe, quer na oficina e dança, todos participaram e colaboraram. Via-se alegria em todos os rostos.

Essas atividades diferenciadas ocorreram por conta do aniversário de uso do CEU EMEF Jaguaré. Há exato um ano chegou a primeira (e pequena) turma de alunos e funcionarios. Nossa homenagem a esses pioneiros!

Abaixo, trecho de um texto que redigi para entregar à Direção da Escola, que conta um pouco sobre este dia:


"[...] Dentro do CEU continuo sentindo essa atmosfera, apesar de nem tudo ser flores – as urtigas também têm direito de ficarem em nosso jardim, pois são plantas e têm suas funções, não é mesmo? [...]

E neste 22 de setembro de 2010 comemoramos como tudo isso aconteceu, lembrando e, de certa forma, reverenciando aquele pequeno grupinho pioneiro de alunos e funcionários que aqui chegou para iniciar esse capítulo lindo da história do bairro. Sim, pode parecer estranho a palavra “reverenciar”, mas eles merecem sim, pois puseram o pé na lama (literalmente) para que pudéssemos chegar logo após, já com tudo pronto. E o legal é que a esse grupinho inicial juntou-se uma multidão de novos alunos e novos funcionários, tal como uma árvore em crescimento, a partir daquela plantinha inicial.

Para essa comemoração pensou-se em muitas atividades, modificando-se ao longo do tempo. Confesso que fiquei um tanto apreensivo com uma série de improvisos e alguns ruídos de comunicação que ocorreram neste 22 de setembro mas, no fim, tudo deu certo. Faz parte, somos como crianças comemorando seu primeiro aniversário, com alegria e envolvimento.
 
[...] Tudo isso foi coroado com um animado baile no pátio, envolvendo educadores e seus educandos. Repassando essas imagens em casa, vi muita alegria e satisfação em todos os rostos (dos mais novos aos mais velhos), além de uma energia muito gostosa que desejo não esquecer jamais. Se alguém estava cansado  (ou mesmo irritado) não conseguiu transparecer isso, exatamente porque se deixou contagiar com algo belo. E a beleza tem poder transformador.

Portanto, deixemo-nos contagiar e transformar com esses momentos únicos, mas eternos. Talvez hoje não tenhamos clareza dessa dimensão, mas daqui alguns anos teremos ao recordar tudo isso."



 
Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==