ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

16 de fevereiro de 2012


Rotina prevista (16/02/2012), modificada de acordo com o que ocorreu. Letra de forma, para facilitar a compreensão dos alunos em processo de alfabetização - mas os alunos ficam livres para registrarem assim ou com letra cursiva (dai o traço abaixo, para indicar necessidade de letra maiúscula). Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!




CEU EMEF JAGUARÉ, 16/02/2012 -  4ª série B, sala 08.


Rotina:
1- Acolhida.
2- Leitura: "O Pintassilgo e as Rãs".
3- Carnaval: texto e escolas de samba de São Paulo.
4- Recreio (09h15).
5- Inglês (09h35).
6- Orientações sobre candidaturas e funcionamento do Conselho Gestor do CEU.
7- Matemática: situação problema.
8- Momento livre, fora da classe.
A lição de casa de hoje foi transferida para amanhã.

Detalhes:
1- Bom dia, oração (não obrigatória), chamada e conversa sobre a aula (o que, como teremos e combinados).

2- Continuando com o livro "Estórias de Bichos", de Rubem Alves, apreciamos hoje: "O Pintassilgo e as Rãs" - para quem não quer acreditar, de nada adiantava o pintassilgo trazer provas do que havia fora do buraco onde viviam as rãs; ele foi morto e exposto no Museu e criou curiosidade por parte dos alunos rãs, que perguntavam se voar não seria melhor do que pular (isso por causa das asas do pintassilgo). Conheça o autor, em seu site oficial: http://www.rubemalves.com.br/ 

3- Texto informativo (leitura compartilhada e registro das principais idéias) e lista dos nomes das Escolas de Samba paulistanas que desfilarão no Sambódromo do Anhembi. Sites pesquisados: http://suapesquisa.com/carnaval/
e http://www.spturis.com/carnaval/2012/escolas.php
 


4- Recreio.


5- Inglês, com Professora Especialista: marcha de carnaval.


6- Informações gerais sobre funcionamento e como participar do Conselho Gestor do CEU.


7- Situação problema envolvendo cálculos em R$.



8- Momento livre, no gramado ao lado do B.E.C.


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

15 de fevereiro de 2012


Rotina prevista (15/02/2012), modificada de acordo com o que ocorreu. Letra de forma, para facilitar a compreensão dos alunos em processo de alfabetização - mas os alunos ficam livres para registrarem assim ou com letra cursiva (dai o traço abaixo, para indicar necessidade de letra maiúscula). Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!


CEU EMEF JAGUARÉ, 15/02/2012 -  4ª série B, sala 08.

Rotina:
1- Acolhida.
2- Leitura: "O Galo que cantava para fazer o Sol nascer".
3- Ordem Alfabética: nomes das Escolas de Samba pesquisadas; nomes dos alunos da classe.
4- Recreio (09h15).
5- Matemática: Situação Problema. Lição de casa sobre o mesmo assunto.
6- Inglês (10h20).
7- Artes (11h05).
  


Detalhes:


1- Bom dia, oração (não obrigatória), chamada, conversa sobre a aula (o que e como teremos).

2- Do livro "Estórias de Bichos", de Rubem Alves: "O Galo que cantava para fazer o Sol nascer". Fugir do sentimento doentio de um tipo de autoridade que escraviza quem está próximo, como acontecia com o galo, que obrigava os outros a fazerem sua vontade senão não cantaria para fazer o Sol nascer. Saiba mais sobre o autor, em seu site oficial: http://www.rubemalves.com.br/

3- A partir da lição de casa solicitada, formamos uma lista com os nomes das Escolas de Samba pesquisadas, colocando-os em ordem alfabética, tudo de forma coletiva. Continuamos, escrevendo os nomes dos alunos e colocando-os, de forma coletiva, em ordem alfabética, formando nossa lista de ajudantes do dia, que valerá a partir de amanhã. Por questão de privacidade, a foto da lousa com os nomes dos alunos não será postada aqui.


4- Recreio.

5- Etapas para resolver uma situação problema. Atividade com correção coletiva. Lição de casa sobre o mesmo assunto.


6- Em Inglês: registro de datas, música de inicio das aulas e sondagem com palavras em Inglês que os alunos conheciam.

7- Com o Professor Especialista, em sua sala ambiente.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

14 de fevereiro de 2012

 
Rotina prevista (14/02/2012), modificada de acordo com o que ocorreu. Letra de forma, para facilitar a compreensão dos alunos em processo de alfabetização - mas os alunos ficam livres para registrarem assim ou com letra cursiva (dai o traço abaixo, para indicar necessidade de letra maiúscula). Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!


CEU EMEF JAGUARÉ, 14/02/2012 -  4ª série B, sala 08.

Rotina:
1- Acolhida.
2- Leitura: "O Sonho dos Ratos".
3- Carnaval: histórico (introdução) e marchinhas.
4- Recreio (09h15).
5- Sala de Leitura (09h35).
6- Sala de Informática (10h20).
7- Lição de casa: nomes de Escolas de Samba.
8- Jogos Pedagógicos.


Detalhes:

1- Bom dia, oração (não obrigatória), chamada e conversa sobre a aula (o que e como teremos).

2- Continuando o livro "Estórias de Bichos", de Rubem Alves, com "O Sonho dos Ratos" (os queijos sonhados são muito diferentes dos queijos reais, que diminuem de tamanho e criam brigas entre os ratos). Conheça o autor, em seu site oficial: http://www.rubemalves.com.br/ 

3-  Introduzimos, por meio de conversa informal, breve histórico do Carnaval, bem como apreciamos algumas tradicionais marchinhas. Registramos a lista com seus nomes, datas e autorias, bem como escolhemos duas, para registrar suas letras.Lição de casa, sobre nomes de Escolas de Samba, mais a frente, confira. Fonte consultada: http://www.suapesquisa.com/carnaval/marchinhas_carnaval.htm


4- Recreio.

5 e 6- Com respectivos Professores de Módulo e Especialistas.

7- Lição de casa: lista de nomes de Escolas de Samba.


8- Jogos pedagógicos, em grupos - a primeira vez desses jogos neste ano.


 

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

13 de fevereiro de 2012


Rotina prevista (13/02/2012), modificada de acordo com o que ocorreu. Letra de forma, para facilitar a compreensão dos alunos em processo de alfabetização - mas os alunos ficam livres para registrarem assim ou com letra cursiva (dai o traço abaixo, para indicar necessidade de letra maiúscula). Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!

CEU EMEF JAGUARÉ, 13/02/2012 -  4ª série B, sala 08.

Rotina:
1- Acolhida.
2- Leitura: "A Águia que quase virou Galinha".
3- Sondagem de Matemática.
4- Recreio (09h15).
5- Nomes Próprios e Nomes Comuns.
6- Biblioteca: Carnaval (10h40 até 11h10).
7- Finalização da aula, lição de casa.


Detalhes:

1- Bom dia, oração (não obrigatória), chamada e conversa sobre a aula (o que e como teremos, informações sobre como foi a reunião com as famílias na última sexta feira).

2- Leitura do primeiro texto do livro "Estórias de Bichos", de Rubem Alves: "A Águia que quase virou Galinha". Alguns alunos perguntaram o porque de "estórias" e não "história", ao que se explicou sobre a forma que alguns autores diferenciam textos criados de textos verídicos. Saiba mais sobre o autor, em seu site oficial: http://www.rubemalves.com.br/

3- Sondagem de Matemática, em folha sulfite quadriculada por meio de dobraduras: 1ª parte, por volta das 8h00: operações básicas; 2ª parte, por volta das 8h50: ditado de numerais. Os alunos foram orientados a fazerem o que e como conseguirem, a fim de que o Professor tenha informações sobre o grau de dificuldade de cada um e, assim, encaminhar para os devidos grupos de estudos:


4- Recreio.

5- Substantivos (nomes) comuns e próprios: definição, exemplos e atividades:


6- Atividades na Biblioteca, com o tema "Carnaval".

7- Finalização da aula, com orientações sobre participação. Lição de casa: levantamento, junto à família, de músicas (marchinhas) de Carnaval - a lição de casa foi registrada ANTES da ida à Biblioteca, conforme foto mais acima.



domingo, 12 de fevereiro de 2012

Eu sonhei com a paz

"Eu sonhei com a paz": http://youtu.be/JuaqrndrpEU (acessado em 12/02/2012).

Eu sonhei com a paz


Laís Yasmin Lucas Gontijo

Acredite no amor
Venha ele de onde for
Nascendo nas cinzas
Num mundo melhor

Eu sonhei com a paz
Que o mundo não havia guerra
Como que o homem faz, destruindo a terra

Eu sonhei com a paz
Que a fome já não existia
Todos eram iguais
Vivendo em harmonia

Acredito no amor
Venha ele de onde for
Nascendo das cinzas
Um mundo melhor

Acredito no amor
Na pureza de uma flor
E nas mãos das crianças
Um novo amanhã.

Eu sonhei com a paz
Vi um horizonte se abrindo
E numa canção por homens se unindo.

Acredite no amor
Venha ele de onde for
Nascendo das cinzas
Um mundo melhor.

Acredite no amor
Na pureza de uma flor
E nas mãos das crianças
Um novo amanhã.

Eu sonhei com a paz
Acordei com medo e tão sozinha
Eu sonhei com a paz
Acordei com medo e tão sozinha
Acordei com medo e tão sozinha.