ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

02 de setembro de 2009

Emef. Mal. E. R., 4ºB, 02/09/2009.

Na entrada (pátios) os alunos estavam muito agitados nas brincadeiras.
Recebemos as lousas escritas (a da frente com lições de História e Ciência; a de trás, com pequena mensagem dos alunos da manhã). Detalhe: o armário de trás está cada vez mais pichado, à caneta; o da frente (o nosso) está sendo muito respeitado.


Rotina:

- Oração (não obrigatória).

- Conversa sobre a aula (chamada, ajudante do dia, o que e como teremos, combinados sobre grupos, lembrete do blog aulanossa.blogspot.com, leitura da rotina completa da aula de ontem e estabelecimento de critério para pedir o banheiro no inicio da aula: aguardar término da leitura, montagem de grupos e recebimento de folha para reescrita).

- Leitura compartilhada: Projeto Nosso Folclore - Lenda do Boitatá. Recordação de dados da lenda: uma cobra enorme; se alimenta dos olhos de animais mortos; anda à noite atrás de quem anda à cavalo; vive nos campos do sul do Brasil; olhos enormes, corpo menor que os olhos; amarelo azulado; aproveita-se do dilúvio, das inundações.

- Reescrita da lenda, em grupos, durante 45 minutos. Quem não terminou pode levar para terminar em casa. Essa reescrita fará parte do livrinho sobre o Folclore Brasileiro, que cada aluno montará, oportunamente.

- Natureza e Sociedade (Geografia): " O mapa é um documento"
I - Leitura, pag. 30.
II - Atividade:
1) Segundo o autor do texto, o que um mapa pode mostrar?
2) Você concorda com as ideias do autor? Por quê?
* Lembrei que solicitei por escrito o livro de Geografia ontem (mostrei a foto da lousa); quem não trouxe (e ninguém possuía em seu grupo) deve fazer em casa e trazer amanhã.
* Correção no caderno.

- Recreio.

- Matemática:
* Auto correção da lição de casa de ontem (divisão por dois algarismos).
* Divisão por dois algarismos e situação problema - tudo com auto correção.
* Lição de casa: situação problema (88 bolinhas devem ser distribuídas entre 44 crianças. Quantas bolinhas cada criança receberá?)

- Português: pronomes e verbos:
* Breve definição (recordação).
* Atividade de substituir substantivo (nome) por pronome (apenas dois exercícios).

- Carimbo da data nos deveres de quem terminou.

- Sala de Leitura (17h35), com professora especialista.

============
Trabalhamos a maior parte do tempo em grupos de 2, 3, 4 e 5 alunos.
Exceto poucos grupos, a maior parte esteve extremamente agitada. Alguns alunos chegaram a 'brincar" com material alheio, comprometendo a qualidade da aula; outros queriam burlar combinados e ir ao banheiro quando queriam.
Mas a maior parte da classe soube trabalhar sem envolver-se com as provocações da minoria, mostrando ser uma classe séria e responsável no que faz.
===========
http://aulanossa.blogspot.com/