ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

06 de setembro de 2011

Em nossa caminhada recreativa tivemos a vista dessa paisagem - foto editada para manter a privacidade dos alunos.

____________________
Rotina prevista (06/09/2011), modificada de acordo com o que ocorreu. Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!



CEU EMEF JAGUARÉ, 06/09/2011 - 4º ano B, sala 08.


FRASE DA SEMANA: "Você é responsável pelos acertos e erros de quem está próximo - corrija fraternalmente!"
Rotina (modificada, de acordo com o que ocorreu):
1- Acolhida.
2- Leitura: "Nosso Folclore" - Lenda do Negrinho do Pastoreio (2ª parte).
3- Reescrita e ilustração (duplas, 40 minutos).
4- Matemática: adição de frações com mesmo denominadores.
5- Recreio (09h15).
6- Natureza e Sociedade (Geografia): Povos da América e do Brasil.
7- Momento livre, no gramado externo.
Amanhã: feriado.
5ª feira: trazer livro para a Hora da Leitura.
Também na 5ª feira: voltaremos a trabalhar com os livros de Português e Matemática.

DETALHES:

1- Bom dia, oração (não obrigatória), chamada e conversa sobre a aula: o que e como teremos; ajudante do dia.
 
 
2- Concluimos a leitura da Lenda do Negrinho do Pastoreio, no Projeto Nosso Folclore.
 
 
3- Reescrita e ilustração, em duplas, mas cada aluno fez seu trabalho, podendo dar sua versão da lenda - esse material formará os livrinhos dos alunos.
 
 
 
4- Introdução à adição de frações com mesmos denominadores: definição, exemplos e atividades com correção coletiva - futuramente, trabalharemos os outros casos de adição de frações.


5- Recreio.
6- Lemos e conversamos bastante sobre os povos que já estavam aqui quando os europeus chegaram para colonizar - e o que aconteceu com eles, em especial, com os indígenas no Brasil. Breve resumo na lousa e caderno - retomaremos esse assunto próxima aula, sobretudo a partir da questão indígena (lição de casa):


7- Animado momento de recreação, após caminhada, no gramado perto da portaria do CEU. Todos colaboraram e não tivemos nenhum problema, pois combinamos tudo com antecedência, como os alunos lembraram, já em sala de aula, para avaliar esse momento e pegar o material na hora da saída.