ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

08 de fevereiro de 2012

Rotina prevista (08/02/2012), modificada de acordo com o que ocorreu. Letra de forma, para facilitar a compreensão dos alunos em processo de alfabetização - mas os alunos ficam livres para registrarem assim ou com letra cursiva (dai o traço abaixo, para indicar necessidade de letra maiúscula). Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado! 
 
 
CEU EMEF JAGUARÉ, 08/02/2012 -  4ª série B, sala 08.

Rotina:
1- Acolhida.
2- Leitura: "O Guarda Chuva Amarelo".
3- Dinâmica dos Balões.
4- Nomes e qualidades (substantivos e adjetivos).
5- Recreio (09h15).
6- Envelopes das atividades dos alunos.
7- Lição de casa: o que gosto e o que não gosto no Jaguaré.
8- Artes (11h05).

Detalhes:
 
1- Bom dia, oração (não obrigatória), conversa sobre a aula (o que e como teremos) e chamada.

2- "O Guarda Chuva Amarelo", sobre a necessidade de partilhar nossas alegrias com os outros. Leitura do texto disponível em: http://www.aulanossa.pro.br/p/amarelo.html 
 
3- Dinâmica dos Balões: em cada bexiga, cada aluno colocou seu nome; na área aberta do CEU as bexigas foram trocadas entre os alunos, que deveriam estourá-las e fazer algumas perguntas para quem tivesse o nome escrito no papel que estava dentro da bexiga. Depois aproveitamos o espaço aberto para exercícios respiratórios e breve caminhada, admirando as paisagens - nossa primeira atividade externa do ano.
 
4- Conceituação e exemplificação de substantivos (nomes) e adjetivos (qualidades), conforme esquema coletivo, da foto abaixo:
 
 
5- Recreio.

6- Confecção dos portfólios dos alunos: cada aluno recebeu uma folha para desenhar o que quisesse (podia fazer colagens também), para colar em envelope que será utilizado para guardar suas atividades Esses envelopes ficarão em nosso armário coletivo, de tal forma que os alunos possam acessar quando desejarem - atividade em grupo (a primeira deste ano).
 
7- Lição de casa: o que gosto e o que não gosto do Jaguaré, em folha, conforme esquema da foto abaixo:
 

8- Com o Professor Especialista, em sua sala ambiente.