ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

28 de setembro de 2009

Emef. M. E. R., 4ºB, 28/09/2009.
25/09/2009 => sem aula (Parada Pedagógica, amplamente divulgada pelo professor);
26/09/2009 => sem reposição, por ausência do professor, amplamente divulgada.


ANTES DA AULA:
Alunos brincando livremente nos pátios, sem problemas visíveis.

NA CLASSE:
Recebemos a lousa de trás apagada, como na última aula; mas a da frente escrita.
O armário estava um pouco recuado da parede, provavelmente para facilitar a limpeza.
Em um dos ventiladores estava bem posto um aviãozinho de papel.


Rotina (registrada antes da oração):

- Oração (não obrigatória) ou silêncio.

- Conversa sobre a aula: o que teremos, como teremos (atividades em grupos ficaram para após o recreio, em uma experiência para tentar aproveitar melhor o tempo), chamada, ajudante; Recordamos as nossas metas de classe, firmadas em fevereiro e fixadas na porta do armário.

- Sala de leitura - segundo atendimento (14h15), com professora especialista.

- Geografia: retomada do texto "As cores do povo brasileiro" (pag. 35 e 36 do livro didático):
1) Retomada da leitura oral explicativa (quem esqueceu o livro pode sentar em duplas, para acompanhar a leitura, voltando ao lugar logo após)- conversamos sobre nossa diversidade cultural;
2) Recordação da lição de casa antiga - palavra chave que ficou da leitura (quem não fez, pode falar a palavra chave a partir do que leu hoje). Palavra chave é aquilo que é fundamental no texto (exemplo fictício na frase "ontem o domingo foi ensolarado", quais palavras são fundamentais nessa frase? a classe respondeu: domingo e ensolarado). Palavras que foram faladas: multirracial, etnia, quilombos (aproveitamos para conversar sobre eles), povo, tradição, índios/indígenas, brasileiros.
3) Por votação, empataram estas: índios/indígenas, quilombos e brasileiros.

- Recreio.

- Matemática: leitura e representação de frações - exercícios de revisão, com correção individual. Conforme os alunos terminavam, podiam formar grupos para a próxima atividade.

- A partir do que foi mostrado brevemente no livro "Nosso Folclore", no início da aula (na conversa sobre a aula, brincadeiras do folclore), cada aluno fez, em grupos:
a) Uma lista de brincadeiras que conhece ou que gosta (mínimo de três);
b) Na frente de cada uma os brinquedos usados (pode ser o corpo/ partes do corpo, quando necessário);
c) Escolha de uma dessas brincadeiras para escrever as regras.
Esse material também entrará na confecção dos livrinhos dos alunos.
Como lição de casa: perguntar aos familiares sobre as brincadeiras do tempo deles - registrar os nomes.

- Educação Física (17h35), com professor especialista, assistindo vídeo, pois desde as 15 horas está chovendo fortemente - e não possuimos quadra coberta.


=========
FICOU PARA AMANHÃ: Música "A Primavera".

RECADOS POSTOS NA LOUSA, após a rotina, sem necessidade de copiar: Amanhã (dia 29) prova de matemática, como vem sendo amplamente divulgado desde semana passada; montagem dos livrinhos na quinta feira dia primeiro, também amplamente divulgado.

AULA BEM PARTICIPADA. Alunos que estavam muito agitados ficaram sem formar grupos, uma vez que não apresentaram a lição no tempo combinado (uma minoria) - estamos já treinando para a quinta série (cada aula, uma professor, uma matéria).

Algumas alunas, muito agitadas, se prejudicaram um pouco ao longo da aula. Não estavam violentas, mas estavam muito alvoroçadas devido a fase da vida em que estão entrando (puberdade). Mas perceberam o prejuízo.

============
Consulte o índice à esquerda ("Arquivos") para acessar outros dias de aula.

Conectado com o Professor João César:

http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César - São Paulo (SP) - Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.

http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.