Rotina prevista (29/03/2011). Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!
CEU EMEF JAGUARÉ, 29/03/2011 - 4º ano B, sala 08.
Rotina:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "O Pequeno Príncipe" - cap. 21 (inteiro).
4- Música: "Cativar" (letra da música: aqui).
5- Reescrita e ilustração - sobre amizade.
6- Recreio (09h15).
7- Projeto "Saberes e Sabores" - Natureza e Sociedade; Matemática.
8- Projeto Inglês (11h05).
DETALHES:
2- O que e como teremos.
3- Antes da leitura recordamos brevemente sobre os pontos principais do livro: o autor, que teve uma pane em seu avião no deserto e foi visitado pelo Pequeno Príncipe; alguns detalhes de onde o Pequeno Príncipe veio (seu planeta e sua rosa); quando ele perdeu a paciência com sua rosa e começou a visitar outros planetas (do rei, do vaidoso, do bêbado, do empresário, do acendedor de lampiões e do geógrafo - neste, sentiu remorso por abandonar sua flor e resolveu ir para a Terra); chegando na Terra, em busca dos homens, encontrou alguns personagens (serpente, flor pequena, eco, jardim de rosas e a raposa).
No capítulo de hoje a raposa ensina ao Pequeno Príncipe o segredo da amizade: precisa-se cativar o outro para que seja importante, tornando-se eternamente responsável - as pessoas não tem mais amigos porque compram tudo e não existe amigos à venda.
4- Esse capítulo, juntamente com a fala da serpente ("entre homens também sentimos solidão") serviu de base para a música "Cativar", que cantamos hoje (alguns alunos a conhecia de um filme). Confira a letra da música, neste link.
5- Em duplas ou trios, cada aluno procurou responder, escrevendo e desenhando, sobre o que é a amizade (tema principal da leitura e da música de hoje). Esses trabalhos formarão os livrinhos dos alunos.
7- Adiantamos um pouco do Projeto "Saberes e Sabores" antes do recreio (retomada de um dos textos). Após o recreio, fizemos a degustação (geléia de amora, suco de caju e castanha de caju) sempre recordando sobre fruto (desenvolvimento da parte feminina da flor fecundada, como a mulher grávida, com semente dentro) e pseudo fruto (falso fruto, originado de outras parte da flor - dai a presença do caju e de sua castanha). Após a degustação (um aluno lembrou do nome do projeto e entendeu o porque de "sabores"), registramos brevemente as etapas (foto abaixo), vimos a preferência dos alunos quanto aos alimentos degustados (votação, que será retomada brevemente em Matemática) e a lição de casa (por que o suco de caju é doce e a castanha de caju é salgada?). No começo da aula, a Coordenadora Pedagógica passou na classe mostrando um ramo de pintangueira e seu fruto.
8- Noções de Inglês, brilhantemente passadas por um grupo de alunos da oitava série, orientados por sua professora.
Aula tranquila e bem participada, em decorrência da colaboração da grande maioria, apesar de alguns pequenos incidentes isolados.