ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

18 de fevereiro de 2011

Rotina prevista (18/02/2011). Arquivo pessoal.
Importante: este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!

CEU EMEF JAGUARÉ, 18/02/2011 - 4º ano B, sala 08.

Rotina:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "E eu com isso? Aprendendo sobre RESPEITO" (Coleção Valores).
4- Reescrita e ilustração: em grupos (40 minutos).
5- Natureza e Sociedade: Mapa do Bairro (continuação).
6- Recreio (09h15).
7- Português: texto jornalístico.
8- Matemática: contas.
9- Recreação semanal, no pátio (11h05).

Devido alguns pequenos atritos sobre posse indevida de material escolar (os lápis dos alunos são todos iguais), orientei para que todos coloquem nomes em todo material, principalmente nos lápis - vários alunos já tinham tomado essa providência.

DETALHES:

2- Clareza do que vamos ter e como vamos trabalhar - direito do aluno em saber sobre nosso dia de aula, dai essa conversa inicial, lendo-se a rotina. Afinal, a aula não é somente do Professor; a aula é nossa!

3- Apresentei todos os livros da "Coleção Valores" e falei um pouco sobre ela (um aluno falou sobre essa coleção referindo-se a EDUCAÇÃO, como palavra chave). Em seguida, li e conversamos sobre o livro "Aprendendo sobre Respeito". O legal dessa coleção é que a leitura permite intervenção direta e constante dos alunos, é uma leitura dialogada.

4- Reescrita e ilustração, em grupos, por 40 minutos. Esse material formará os livrinhos dos alunos.

5- Natureza e Sociedade: continuamos a trabalhar com o mapa do bairro, pesquisado e confeccionado especialmente para nossas aulas. Em grupos (e depois livremente), verificamos principais locais de nosso bairro. Depois, introduzimos uma conversa sobre escalas, pois mostrei um mapa da cidade do  mesmo tamanho desse mapa do bairro - mostrei que o mapa do bairro é uma "ampliação" de um pedacinho do mapa da cidade. Muitos alunos ficaram contentes em localizar seus endereços residenciais - isso foi feito espontaneamente, conforme achavam "sua" rua no mapa.
Arquivo original do mapa.

Mapa impresso e posto na lousa, para consulta dos alunos (foto editada, para manter a privacidade dos alunos).


7- Português: texto jornalístico. Correção individual da lição de casa; retomada dos principais elementos do texto jornalístico, com breves explicações (registro no caderno, retomaremos futuramente, quando a Prefeitura fornecer os Cadernos de Apoio).


8- Matemática: breve revisão de operações fundamentais, seguida de correção coletiva.


9- Recreação semanal, no pátio (11h05).  Muitos alunos estavam afobados para participar, o que causou uma série de acidentes entre eles. Após mais de 20 minutos recolhi todos de volta à classe e conversei sobre a necessidade de organizarmos previamente a recreação da semana que vem, evitando essa série de acidentes. Isso mostra o quanto são carentes de espaço para recreação - semana passada não estavam assim, pois eram apenas 19 alunos (hoje eram 26). 

Votos de ótimo fim de semana a todos alunos e seus familiares.