ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

terça-feira, 2 de março de 2010

02 de março de 2010

CEU EMEF J*, 02/03/2010 - 4ºB.

Antes da aula: alunos lanchavam, brincavam e conversavam com muita tranquilidade. Vários conversavam informalmente comigo.

Rotina:

- Informática na brinquedoteca (pois o laboratório ainda não funciona, nem há professor especifico).

- Oração (não obrigatória) e chamada.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos. Livros que darão continuidade à leitura compartilhada: da Coleção Valores (um por dia, com reescrita e ilustração), O Pequeno Príncipe (capítulos diários, com reescrita e ilustração semanal) e livros trazidos pelos alunos (combinaremos a data). Cuidados com as fotos, pois não se pode publica-las sem autorização dos alunos e de suas famílias (autorização por escrito), pois pela internet passam todos os tipos de pessoas, inclusive aquelas que poderão dar mal uso às fotos. Pelo mesmo motivo, não se deve passar nenhuma informação pessoal pela internet - se for da família e estiver conectado (como lembrou um aluno), deve-se combinar isso previamente, pois muitos se passam por conhecidos nossos e não são. Da mesma forma que não abrimos a porta de casa a qualquer um que passa pela rua, devemos ter cuidado com a internet.

- Leitura compartilhada: "E eu com isso? Aprendendo sobre RESPEITO" (livro da coleção "Valores").

- Conversa sobre a leitura. Atividade em grupo: escrever sobre o que é o respeito para você e ilustrar (desenho opcional, escrita necessária).

- Recreio (09h15).

- Português: qualidades (adjetivos): definição, exemplo e atividade classificatória (com correção individual e correção coletiva). Para casa: escrever o que cada personagem faz, introduzindo o assunto da aula de amanhã (ações, verbos).

- Matemática: numerais (casas decimais) - valor absoluto e valor relativo (revisão e atividades com plantão de dúvidas e auto correção).

================
ASPECTOS DA AULA:
Extremamente tranquila e bem participada. Conforme terminavam, podiam ficar no átrio externo da classe.

Alunos presentes, apenas um faltou.

Duas adolescentes queriam entrar em atrito por picuinhas após o recreio, mas foram lembradas do tema da leitura de hoje (respeito) e resolveram não mais se provocar, mantendo-se absolutamente calmas e interessadas na aula.

Classe constantemente elogiada por mim e pelos outros educadores - o que é bom deve ser divulgado.

==========

Conectado com o Professor João César:

http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.

http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.

Follow  profjoao on Twitter MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.

Projeto Paz Educa.
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010


*