ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

30 de agosto de 2011

Rotina prevista (30/08/2011), modificada de acordo com o que ocorreu. Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!

CEU EMEF JAGUARÉ, 30/08/2011 - 4º ano B, sala 08.


FRASE DA SEMANA: "Se eu quero a paz, paz devo fazer!"
Rotina (modificada, de acordo com o que ocorreu):
1- Acolhida.
2- Leitura: "Nosso Folclore" - Lenda do Guaraná.
3- Reescrita e ilustração (individual, 40 minutos).
4- Natureza e Sociedade (Ciências): tipos de alimentos.
5- Recreio (09h15).
6- Natureza e Sociedade (Geografia): Estados Brasileiros - siglas e regiões.
7- Matemática: frações próprias e impróprias.
8- Momento livre.

DETALHES:

1- Bom dia, oração (não obrigatória), chamada e conversa sobre a aula: o que e como teremos; ajudante do dia.

2- Continuamos, no Projeto Nosso Folclore, com a Lenda do Guaraná.
 
3- Reescrita e ilustração, individualmente - esse material formará os livrinhos dos alunos. Cada um ficou livre para escrever sobre a versão que conhecia da lenda.
 
4- Definição dos tipos de alimentos, alimentação adequada e colorida. Conversamos bastante sobre alimentação e prevenção de doenças, recordando aulas passadas. Veja na lousa:

5- Recreio.
6- Estudamos e registramos as siglas dos estados brasileiros, por região, deixando claro que não há necessidade de decorar nada, mas de saber - o professor não cobrará siglas na prova, mas é importante conhecer.
Definimos também sobre a divisão de estados e, destes, em municípios - o mais importante é sua capital. Conversamos também sobre a transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília - recordamos, brevemente, passos da história, do Brasil Colônia até o Brasil República e a transferência da capital (alguns alunos conhecem Brasilia pessoalmente, a cidade que foi planejada e desenhada em forma de avião).

7- Em Matemática, definimos e exemplificamos frações próprias e impróprias.
Como lição de casa, fixação do assunto - corrigiremos amanhã, junto com a de ontem:

8- No final da aula, todos puderam se descontrair em brincadeiras tranquilas na classe, sem quaisquer problemas. Antes da aula de Matemática, um breve e revigorante relaxamento.