CEU EMEF JAGUARÉ, 28/07/2010 - 4ºB.
ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "O Mágico de Oz" - Rumo ao sul, Atacados pelas árvores briguentas.
4- Matemática: dobro, triplo e quádruplo
5- Recreação no lugar de informática (08h30).
6- Recreio (09h15).
7- Matemática (continuação).
8- Artes (10h20).
9- Matemática: correção coletiva; lição de casa (introdução ao perímetro).
DETALHES RELEVANTES:
A rotina foi posta na lousa às 07h12, antes mesmo da chamada.
2- O que e como teremos. Retomada dos fatos de ontem. Proposta de impugnar alunos do Conselho que possuam ocorrências disciplinares, a exemplo da Lei Ficha Limpa (que impede pessoas com antecedentes criminais de se candidatarem e concorrerem nas eleições) - esse assunto serviu para lembrarmos fatos vistos por ocasião do PROERD (para ser funcionário público pesquisa-se a vida anterior da pessoa; para trabalhar em uma empresa, pede-se atestado de antecedentes) - cidadania passa pela escola, dai procurarmos nos enquadrar naquilo que é cobrado pela sociedade.
3- Lemos dois capítulos (os nomes estão marcados na rotina). Amanhã também há possibilidade de ler dois. Semana que vem iniciaremos o Projeto "Nosso Folclore".
4- Retomamos as definições já vistas aula passada e iniciamos uma atividade sobre dobro.
5- Com professores de módulo - fora da sala de aula.
7- Continuamos com o dobro e avançamos com atividades similares sobre triplo e quádruplo. Iniciamos a auto correção.
8- Com professor especialista.
9- Finalizamos a correção coletiva. Na lição de casa, introduzimos o conceito e um exercício prático sobre perímetro - assunto da aula de amanhã.
ASPECTOS DA AULA:
ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "O Mágico de Oz" - Rumo ao sul, Atacados pelas árvores briguentas.
4- Matemática: dobro, triplo e quádruplo
5- Recreação no lugar de informática (08h30).
6- Recreio (09h15).
7- Matemática (continuação).
8- Artes (10h20).
9- Matemática: correção coletiva; lição de casa (introdução ao perímetro).
DETALHES RELEVANTES:
A rotina foi posta na lousa às 07h12, antes mesmo da chamada.
2- O que e como teremos. Retomada dos fatos de ontem. Proposta de impugnar alunos do Conselho que possuam ocorrências disciplinares, a exemplo da Lei Ficha Limpa (que impede pessoas com antecedentes criminais de se candidatarem e concorrerem nas eleições) - esse assunto serviu para lembrarmos fatos vistos por ocasião do PROERD (para ser funcionário público pesquisa-se a vida anterior da pessoa; para trabalhar em uma empresa, pede-se atestado de antecedentes) - cidadania passa pela escola, dai procurarmos nos enquadrar naquilo que é cobrado pela sociedade.
3- Lemos dois capítulos (os nomes estão marcados na rotina). Amanhã também há possibilidade de ler dois. Semana que vem iniciaremos o Projeto "Nosso Folclore".
4- Retomamos as definições já vistas aula passada e iniciamos uma atividade sobre dobro.
5- Com professores de módulo - fora da sala de aula.
7- Continuamos com o dobro e avançamos com atividades similares sobre triplo e quádruplo. Iniciamos a auto correção.
8- Com professor especialista.
9- Finalizamos a correção coletiva. Na lição de casa, introduzimos o conceito e um exercício prático sobre perímetro - assunto da aula de amanhã.
ASPECTOS DA AULA:
Na entrada poucos alunos formaram filas. Na volta do recreio, praticamente todos formaram.
Aula bem participada, sem quaisquer distúrbios disciplinares antes do recreio. Após o recreio, em especial da sexta aula, alguns alunos até tentaram tumultuar, mas foram abafados pelo coletivo de alunos. Na aula que antecede (Artes) alguns alunos tumultuaram, segundo o professor especialista.
Após a leitura compartilhada, a Gestora e o Coordenador Cultural do CEU vieram visitar-nos e convidar alunos que tenham aptidão/interesse a instrumentos musicais a participarem de um evento na próxima segunda feira, com um importante maestro, o qual, além da apresentação da orquestra, estará selecionando eventuais alunos para participarem de um projeto de bolsas de estudos.
Hoje não trabalhamos em grupos, a fim de tentar minimizar eventuais agitações por ocasião das diversas aulas diferenciadas (recreação e Artes - confira acima).
Falamos também sobre a Prova da Cidade, a realizar-se semana que vem: a exemplo da Prova São Paulo e Prova Brasil, ela também pontua o aluno, mas não para reprovar de ano escolar, mas para pontuar a escola - e nós faremos o melhor que pudermos para pontuar bem nossa escola, que é nova (estamos construindo a história dela, já falamos várias vezes sobre isso, principalmente por ocasião das Festa Junina).
Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==