CEU EMEF J*, 05/03/2010 - 4ºB.
Antes da aula: alunos brincavam pelo pátio, sem maiores problemas. Via-se muita tranquilidade entre todos.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; necessidade de cuidar das brincadeiras, para não causar acidentes, bem como cuidar da sujeira na roupa e classe, vinda do brincar no anexo (eu nem sabia que dai algumas horas, a Direção proibiria o uso do átrio - confira mais adiante); alguém lembrou que ontem não li nenhum livro da Coleção Valores, pois já ocorreu leitura compartilhada na Sala de Leitura com reescrita na classe.
- Leitura compartilhada: "Falou comigo? Aprendendo sobre ATENÇÃO" (Coleção Valores).
- Reescrita e ilustração (em grupos) - pode-se escrever sobre algum caso de alguém que se deu mal por não prestar atenção (nesse caso, pode-se criar um título, de acordo com o que for escrito).
- Português: Tipos de palavras (revisão e atividade classificatória, com correção individual):
Nomes = substantivos = quem é.
Qualidades = adjetivos = como é.
Ações = verbos = o que faz.
- Recreio (09h15).
- Brinquedoteca (09h35).
- Matemática:
1ª Parte: Valor Absoluto (V.A.) e Valor Relativo (V.R.): definição e atividade com correção individual.
2ª Parte: Jogo de números (atividade para completar lacunas, descobrindo o que falta - numerais de 0 a 29).
- Dobradura e desenho livre, em grupos (opcional).
- Finalização da aula: organização da classe, agradecimentos, elogios e votos de feliz fim de semana (aos alunos e respectivos familiares).
==========
NÃO OCORREU:
Proerd, previsto para as 10h20, adiado de ontem, adiado novamente para semana que vem.
=========
ASPECTO DA AULA:
Antes da aula: alunos brincavam pelo pátio, sem maiores problemas. Via-se muita tranquilidade entre todos.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; necessidade de cuidar das brincadeiras, para não causar acidentes, bem como cuidar da sujeira na roupa e classe, vinda do brincar no anexo (eu nem sabia que dai algumas horas, a Direção proibiria o uso do átrio - confira mais adiante); alguém lembrou que ontem não li nenhum livro da Coleção Valores, pois já ocorreu leitura compartilhada na Sala de Leitura com reescrita na classe.
- Leitura compartilhada: "Falou comigo? Aprendendo sobre ATENÇÃO" (Coleção Valores).
- Reescrita e ilustração (em grupos) - pode-se escrever sobre algum caso de alguém que se deu mal por não prestar atenção (nesse caso, pode-se criar um título, de acordo com o que for escrito).
- Português: Tipos de palavras (revisão e atividade classificatória, com correção individual):
Nomes = substantivos = quem é.
Qualidades = adjetivos = como é.
Ações = verbos = o que faz.
- Recreio (09h15).
- Brinquedoteca (09h35).
- Matemática:
1ª Parte: Valor Absoluto (V.A.) e Valor Relativo (V.R.): definição e atividade com correção individual.
2ª Parte: Jogo de números (atividade para completar lacunas, descobrindo o que falta - numerais de 0 a 29).
- Dobradura e desenho livre, em grupos (opcional).
- Finalização da aula: organização da classe, agradecimentos, elogios e votos de feliz fim de semana (aos alunos e respectivos familiares).
==========
NÃO OCORREU:
Proerd, previsto para as 10h20, adiado de ontem, adiado novamente para semana que vem.
=========
ASPECTO DA AULA:
Participação tranquila e ativa. Alguns pequenos princípios de tumultos rapidamente solucionados e a lembrança: Escola nova, vida nova; esquecer os erros passados na escola antiga.
Por determinação da Direção da Escola, até segunda ordem, os alunos não poderão permanecer no átrio anexo à classe. Motivos alegados: alunos estragam a grama e sujam a classe com lama.
==========
Conectado com o Professor João César:
http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.
http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.
MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.
Projeto Paz Educa.
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010 *