ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

17 de agosto de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 17/08/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: Nosso Folclore - Lenda do Amor Perfeito.
4- Reescrita e ilustração, em 40 minutos.
5- Matemática: combinações e multiplicação (livro, pag.58 até 60).
6- Recreio (09h15).
7- Matemática: continuação e lição de casa (pag. 61, atvidades 1 e 2).
8- Português: comunicação escrita (livro didático, pag. 70 até 73).
9- Momento livre.

DETALHES RELEVANTES:
2- O que e como teremos. Cuidar de si e de seus relacionamentos - disso depende a qualidade da aula.

3- Lenda do Amor Perfeito - acompanhe este projeto: http://pazeduca.pro.br/folclore

4- Os alunos escreveram sua versão para a lenda lida hoje - estavam em duplas e trios para troca de idéias, mas cada um fez seu registro individual, com ilustração (facultativa). Toda essa produção formará o livrinho do aluno (cada um terá o seu). Tempo de 40 minutos, como preparação para ano que vem (quinto ano, cada aula dura 45 minutos).

5- Uso do material institucional, nas referidas páginas. Estratégias de cálculo: combinações, tabela de dupla entrada, planta de local, multiplicar horizontal pela vertical; introdução à noção de divisão enquanto oposto da multiplicação. Orientações gerais e plantão de dúvidas.

8- Trabalhamos com o livro didático, em continuação à assunto iniciado semana passada (comunicação, carta). Lemos e conversamos sobre Monteiro Lobato, seus personagens, linha do tempo, cartas que ele recebeu em 1936 de duas crianças, biografia dele e sua importância para o Brasil - leitura, conversa e registro escrito, tudo em grupos. Levantamento individual de personagens de Monteiro Lobato - retomaremos na próxima aula.
Aula Nossa - 17/08/2010
Resumo do que conversamos e fizemos sobre Monteiro Lobato - retomaremos amanhã.

9- Conforme terminavam, podiam ficar livres, com respeito e responsabilidade.

ASPECTOS DA AULA:

Bem participada.
Uma minoria tentou tumultuar, simulando agressões e provocações, na vã esperança de redirecionar o papel do professor para cuidador e separador de confusões - deixei bem claro papeis e funções, como sempre.


Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==