ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

02 de maio de 2011

Rotina prevista (02/052011), modificada de acordo com o que ocorreu. Arq. pessoal. (a rotina está com letra maiuscula de forma para facilitar alguns alunos em processo de alfabetização; os demais registram como de costume - o traço abaixo da letra indica obrigatoriedade de letra maiúscula). Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!


CEU EMEF JAGUARÉ, 02/05/2011 - 4º ano B, sala 08.
 
Rotina (modificada, de acordo com o que ocorreu):
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho" - vol. 1, cap. 16 e 17.
4- Dia do Trabalho: breve conversa.
5- Português: livro, pág. 31 (atividade 8) até pág. 35.
6- Recreio (09h15).
7- Matemática: multiplicação (lição de casa).
8- Educação Física (10h20).
9- Artes (11h05).
AMANHÃ: livro de Matemática.

DETALHES:

2- O que e como teremos. Como muitos conversavam sobre resultados de jogos de futebol de domingo, passamos isso para nossa conversa inicial: futebol arte que deixou-se influenciar pelo dinheiro (como os jogadores trocam de times com frequência); eles não estão nem ai para nós, por isso por que defendemos tanto esse pessoal? Retomamos a conversa sobre futebol, agora sobre sua história, quando lemos e conversamos sobre roteiro de visita ao Museu de Futebol (em nosso livro, veja mais abaixo).

3- Recordamos os últimos capítulos lidos e, nos capítulos de hoje de Reinações de Narizinho, vimos a chegada ao Reino das Abelhas, bem como o perdão de Rabicó (e sua promessa não cumprida do lago azul para a libelinha - indireta que Monteiro Lobato deu aos políticos de sua época).

4- Breve conversa sobre o Dia do Trabalho - retomaremos amanhã.

5- Nas páginas citadas estudamos dois roteiros de visitas (Espaço Catavento e Museu de Futebol), comparando-os (em grupos). Cada grupo formulou o que esperaria ver no Museu do Futebol. Após o recreio, lemos detalhes desse espaço em nosso livro. Aproveitamos para conversar, brevemente, sobre narrações de futebol (na tv e no rádio) bem como a linda história desse esporte em nosso pais, além da contribuição dos times mais antigos e ativos - retomaremos tudo isso posteriormente, pois os alunos estiveram muito interessados.

7- Lição de casa: multiplicações.

8 e 9- Com respectivos Professores Especialistas.

Aula bem participada, nem sentimos o tempo passar.