CEU EMEF J*, 26/02/2010 - 4ºB.
Antes da aula: como de costume, alunos brincavam e lanchavam com muita tranquilidade. Alguns conversavam informalmente comigo.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; assuntos que foram falados na reunião de pais de ontem (transparência: alunos têm direito de saber o que foi falado, pois eles são o centro das atenções dentro e fora das reuniões e aulas).
- Leitura compartilhada, com quadro síntese na lousa: "Assembleia na Carpintaria" - Ferramentas que se acusavam mutuamente, mas o carpinteiro trabalhou com suas qualidades e produziu um belo móvel. Encontrar defeitos qualquer um pode; encontrar qualidades, somente os sábios são capazes. Aplicar isso em nossas aulas, mostrando somente as qualidades de cada um. Confira esse texto, com vídeo, nestes links: http://pazeduca.pro.br/texto/?p=75 || http://textosmeditativos.blogspot.com/2005/11/assembleia-na-carpintaria.html
- Reescrita e ilustração (em grupos).
- Recreio (09h15).
- Brinquedoteca (09h35).
- Conversa sobre convivência e espaços coletivos (pois alguns alunos, poucos, tumultuaram parte de nossa recreação).
- Matemática: calculo mental, com correção coletiva.
- Apresentação do Canil da Polícia Militar (no bloco cultural do CEU, após as 11h).
NÃO DEU TEMPO:
Português: nomes comuns e próprios - estaríamos retomando lição de casa sobre o assunto.
===========
ASPECTOS GERAIS DA AULA:
Apenas dois alunos faltosos.
Na hora do recreio, ao que parece, ouve algum tumulto entre alguns meninos e algumas meninas, mas foi brilhantemente resolvido por nossa secretária que, desde a outra escola, tem um excelente relacionamento com todos os alunos.
Alunos bem interessado e participativos. Uma minoria (dois) que não acatam e cumprem combinados coletivos, tentou tumultuar as aulas, desde após o recreio, mas uma conversa franca e firme colocou ordem no ambiente escolar. Detalhe: a grande maioria da classe NÃO SE DEIXOU CONTAMINAR pelo tumulto, o que prova que é uma classe ótima (falei isso novamente hoje).
Na apresentação do canil da PM não ocorreu nenhum tipo de problema, mesmo com os alunos supra citados. Como terminou encima da hora, não deu tempo de desejar feliz fim de semana aos alunos e respectivos familiares.
Antes da aula: como de costume, alunos brincavam e lanchavam com muita tranquilidade. Alguns conversavam informalmente comigo.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; assuntos que foram falados na reunião de pais de ontem (transparência: alunos têm direito de saber o que foi falado, pois eles são o centro das atenções dentro e fora das reuniões e aulas).
- Leitura compartilhada, com quadro síntese na lousa: "Assembleia na Carpintaria" - Ferramentas que se acusavam mutuamente, mas o carpinteiro trabalhou com suas qualidades e produziu um belo móvel. Encontrar defeitos qualquer um pode; encontrar qualidades, somente os sábios são capazes. Aplicar isso em nossas aulas, mostrando somente as qualidades de cada um. Confira esse texto, com vídeo, nestes links: http://pazeduca.pro.br/texto/?p=75 || http://textosmeditativos.blogspot.com/2005/11/assembleia-na-carpintaria.html
- Reescrita e ilustração (em grupos).
- Recreio (09h15).
- Brinquedoteca (09h35).
- Conversa sobre convivência e espaços coletivos (pois alguns alunos, poucos, tumultuaram parte de nossa recreação).
- Matemática: calculo mental, com correção coletiva.
- Apresentação do Canil da Polícia Militar (no bloco cultural do CEU, após as 11h).
NÃO DEU TEMPO:
Português: nomes comuns e próprios - estaríamos retomando lição de casa sobre o assunto.
===========
ASPECTOS GERAIS DA AULA:
Apenas dois alunos faltosos.
Na hora do recreio, ao que parece, ouve algum tumulto entre alguns meninos e algumas meninas, mas foi brilhantemente resolvido por nossa secretária que, desde a outra escola, tem um excelente relacionamento com todos os alunos.
Alunos bem interessado e participativos. Uma minoria (dois) que não acatam e cumprem combinados coletivos, tentou tumultuar as aulas, desde após o recreio, mas uma conversa franca e firme colocou ordem no ambiente escolar. Detalhe: a grande maioria da classe NÃO SE DEIXOU CONTAMINAR pelo tumulto, o que prova que é uma classe ótima (falei isso novamente hoje).
Na apresentação do canil da PM não ocorreu nenhum tipo de problema, mesmo com os alunos supra citados. Como terminou encima da hora, não deu tempo de desejar feliz fim de semana aos alunos e respectivos familiares.
==========
Conectado com o Professor João César:
http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.
http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.
MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.
Conectado com o Professor João César:
http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.
http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.
MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.
Projeto Paz Educa.
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010