ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

terça-feira, 27 de julho de 2010

27 de julho de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 27/07/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "O Mágico de Oz" - Como o balão subiu.
4- Comunicação: comunicando as coisas boas de nossa vida.
5- Recreio (09h15).
6- Matemática: dobro, triplo e quádruplo.
7- Dança de rua.

DETALHES RELEVANTES:
1- Ocorreu após o registro da rotina.

2- O que e como teremos (direito do aluno ter essa clareza). Recordação dos capítulos anteriores de "O Mágico de Oz". Semana que vem terminaremos esse livro e iniciaremos o Projeto "Nosso Folclore". Colocado, de forma breve, os assuntos mais relevantes da reunião de pais de ontem - amanhã as fichas serão mostradas individualmente aos alunos (hoje não, pois os pais ainda poderiam comparecer junto ao Coordenador para ver as fichas) - esse atendimento individual na mesa está de acordo com a legislação, uma vez que assegura atendimento personalizado e não invasivo da privacidade de cada aluno.

4- Cada grupo optou em contar, por meio de diferentes formas (poema, música, H.Q., texto jornalístico ou outra forma) um fato positivo da vida (o grupo escolheu a forma, cada aluno contou seu fato individualmente ou algum escolhido pelo grupo). Conforme terminavam, podiam ficar livres no solário.

6- Definição, exemplos, atividades e auto correção. Lição de casa sobre o mesmo assunto.

7- Promovida por uma ONG, o evento teve o horário remarcado sucessivas vezes, o que gerou muita ansiedade e pontos de indisciplinas na classe. No geral a atividade foi muito rica e bem conduzida por seus educadores - um passo a passo que qualquer um estava em condições de acompanhar e criou-se o gosto pela coisa.

ASPECTOS DA AULA:

Aula bem participada. Todos participaram e colaboraram intensamente no período anterior ao recreio. Inclusive, conforme terminavam os deveres e ficavam livres no solário, estiveram muito tranquilos e sem quaisquer encrencas.

Após o recreio, muitos voltaram extremamente agitados (em especial, alguns alunos que estavam ausentes semana passada inteira). Alguns simularam provocações, na visível intenção de tumultuar o ambiente de aprendizagem.

A dança de rua, inicialmente anunciada para ser das 10h até 10h45, teve seu horário remarcado para as 10h25 até 10h55 e, finalmente, das 10h55 até as 11h25. Isto gerou uma agitação nunca vista na turma, comprometendo extremamente a qualidade da aula no pós recreio (dai alguns aproveitaram-se da situação, como relatado no parágrafo acima). O aparente motivo dessa remarcação foi um possível atraso da chegada dos oficineiros. Interessante é que professor, quando atrasa, é cobrado e responsabilizado por uma série de coisas; oficineiros, não. E atrasos são prejudiciais e passíveis de punições, independente de seus autores ou causas, pois geram situações de desconforto coletivo que culmina em atitudes indisciplinares.

Essa "política dos dois pesos e duas medidas" foi posta para a turma pelo professor, pois educação se dá mais por exemplos do que por discursos. Além disso, diante do tumulto, lembramos os elementos de comunicação postos semana passada: como pode ocorrer comunicação se o receptor não está a fim de receber a mensagem? Isso prejudica a comunicação e, portanto, a qualidade da aula - e todos serão cobrados por meio de avaliações institucionais, as quais já estão bem próximas. Como aprender, se não há predisposição e postura de alguns. Mais ainda: a indisciplina impede a aprendizagem de quem participa desse ato reprovável e de quem está próximo - lembrando que os direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente são de todos (e ninguém pode prejudicar o direito à educação do outro, por meio de indisposição comunicativa e atos indisciplinares).

Espera-se que os fatos negativos vivenciados hoje venham contribuir para uma reflexão sobre a postura e papeis de cada um. Senão, a escola não estará formando cidadãos.


Vale lembrar o que trabalhamos a semana passada inteira: sem comunicação eficiente a qualidade da aula fica comprometida. E comunicamos por palavras e por atitudes. Não podemos cobrar dos outros aquilo que não conseguimos praticar. E isto vale para crianças, adolescentes e adultos - todos são responsáveis pelo ato comunicativo, pela educação!

Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==