ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

09 de setembro de 2013

Amanhecer no CEU Jaguaré (09/09/2013). Reeduque o olhar, valorize a vida!
_______________________

________________________
4º ano A, das 07h00 até as 08h30:

1- Acolhida, como de costume.
2- Atividades externas:
a) Estudo das bandeiras (Brasil, estado e município).
b) Localização dos pontos cardeais.
3- Lição de casa: todas as cores das bandeiras:
a) Nacional (Brasil):
b) Estado:
c) Município:

Descrição das atividades:
1- Parte externa:
  • Observação das bandeiras em frente à Gestão do CEU: número (impar), localização central da bandeira do Brasil, observação das cores presentes em cada bandeira.
  • Localização dos pontos cardeais, a partir do nascente.
2- De volta na classe:
  • Conversa sobre a origem e significado das cores das bandeiras.
  • Cada estrela, na bandeira do Brasil, lembra um estado.
  • Bandeira do estado nos ônibus intermunicipais ("propriedade" do Governo do Estado).
  • Bandeira do município: simbolo interno presente no uniforme, no material escolar e nos ônibus municipais ("propriedade" do Município).
  • Cores da bandeira do Brasil: lembram as cores da família real portuguesa (tornamo-nos "independentes" em 7 de setembro - recordação oral dessa data).
  • "Simbolo" interno da bandeira do município: ramo de café (riqueza da época), coroa (lembra a família real portuguesa), braço que indica a fortaleza e frase em latim ("não sou conduzido, conduzo", pois é uma cidade rica, a maior do Brasil, como lembraram alguns alunos).
  • Bandeira tem elementos históricos, representam uma época especial. Bandeiras representam paises, estados, municípios e times (exemplo do remo na bandeira de um time centenário).
  • A partir das bandeiras, estudo da história da cidade a partir de dois times históricos (dos ferroviários versus dos italianos de uma importante fábrica).
  • Localização dos pontos cardeais, lembrando uma época na qual não existia GPS e quase ninguém se perdia.

_______________________

4º ano C, das 08h30 até as 10h20, com pausa para o recreio (das 09h15 até as 09h35):

1- Acolhida, como de costume.
2- Atividades externas:
a) Estudo das bandeiras (Brasil, estado e município).
b) Localização dos pontos cardeais.
3- Lição de casa: todas as cores das bandeiras:
a) Nacional (Brasil):
b) Estado:
c) Município:

Descrição das atividades:
1- Parte externa:

  • Observação das bandeiras em frente à Gestão do CEU: número (impar), localização central da bandeira do Brasil, observação das cores presentes em cada bandeira.
  • Localização dos pontos cardeais, a partir do nascente.
2- De volta na classe:
  • Conversa sobre a origem e significado das cores das bandeiras.
  • Cada estrela, na bandeira do Brasil, lembra um estado.
  • Bandeira do estado nos ônibus intermunicipais ("propriedade" do Governo do Estado).
  • Bandeira do município: simbolo interno presente no uniforme, no material escolar e nos ônibus municipais ("propriedade" do Município).
  • Cores da bandeira do Brasil: lembram as cores da família real portuguesa (tornamo-nos "independentes" em 7 de setembro - recordação oral dessa data).
  • "Simbolo" interno da bandeira do município: ramo de café (riqueza da época), coroa (lembra a família real portuguesa), braço que indica a fortaleza e frase em latim ("não sou conduzido, conduzo", pois é uma cidade rica, a maior do Brasil, como lembraram alguns alunos).
  • Bandeira tem elementos históricos, representam uma época especial. Bandeiras representam paises, estados, municípios e times (exemplo do remo na bandeira de um time centenário).
  • A partir das bandeiras, estudo da história da cidade a partir de dois times históricos (dos ferroviários versus dos italianos de uma importante fábrica).
  • Localização dos pontos cardeais, lembrando uma época na qual não existia GPS e quase ninguém se perdia.

______________________
4º ano B,  a partir das 10h20:

=>Atividades externas, como com as outras classes.
=>Lição de casa: todas as cores das bandeiras:
a) Nacional (Brasil):
b) Estado:
c) Município:
=>Informática (11h05).

Na aula de amanhã retomaremos o estudo e conversaremos, como foi com as outras classe hoje.

__________________________


 www.aulanossa.pro.br || www.aulanossa.pro.br/?m=1 (versão  p/ celular) 

_