CEU EMEF J*, 18/05/2010, 4ºB.
Antes da aula: alunos brincavam sem problemas; muitos custaram a formar filas.
===========
NÃO DEU TEMPO, ficando para amanhã (se possível):
- Continuação dos problemas formulados pelos grupos, estudo e auto correção das pág. 13 a 15 do material institucional de Matemática.
- Leitura e conversa sobre os livros didáticos de Ciências.
(por lapso, eu havia esquecido do filme, e tinha previsto essas atividades na rotina).
ASPECTOS DA AULA:
Bem participada em classe, apesar da agitação no final da aula.
Alunos comportaram-se adequadamente na exibição do filme, prestando atenção e vibrando nos momentos oportunos.
=============
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
Antes da aula: alunos brincavam sem problemas; muitos custaram a formar filas.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: recolhimento, em ordem alfabética, das autorizações para exame de vista; informações gerais sobre a Festa Junina; verificação, em ordem alfabética, dos alunos que pretendem participar dos ensaios das danças juninas; o que e como teremos.
- Leitura compartilhada: "O menino e a tartaruga" - enquanto o menino batia, a tartaruga se escondia no casco; quando o avô pôs a tartaruga em local quente e seguro, ela saiu do casco.
- Conversa sobre a leitura e relato de situações (vista ou vivida) resolvidas sem violência (em grupos).
- Matemática: início da correção coletiva dos problemas montados pelos grupos, segundo a pág. 12 do material institucional.
- Recreio (09h00).
- Filme no Teatro do CEU: "Chapeuzinho Vermelho no século XXI" - veja sinopse mais abaixo. Assistiram ao filme: terceiros e quartos anos da Emef, crianças do Projeto Social S.C.
- Conversa sobre o filme assistido: como uma história antiga pode ser atualizada pela avó e seus netos - cada grupo fará o mesmo amanhã.
- Atividades livres com respeito e responsabilidade.
- Entrega de bilhete informativo sobre o tema desta semana para as prendas da Festa Junina (o sucesso dela depende da colaboração de todos nós).
===========
NÃO DEU TEMPO, ficando para amanhã (se possível):
- Continuação dos problemas formulados pelos grupos, estudo e auto correção das pág. 13 a 15 do material institucional de Matemática.
- Leitura e conversa sobre os livros didáticos de Ciências.
(por lapso, eu havia esquecido do filme, e tinha previsto essas atividades na rotina).
ASPECTOS DA AULA:
Bem participada em classe, apesar da agitação no final da aula.
Alunos comportaram-se adequadamente na exibição do filme, prestando atenção e vibrando nos momentos oportunos.
=============
SINOPSE DO FILME ASSISTIDO:
CHAPEUZINHO VERMELHO NO SECULO XXI
Um filme que reconta o clássico da literatura infantil escrito por Charles Perrault e depois pelos Irmãos Grimm, e se enquadra no paradigma do século XXI, o pós-moderno. A adolescente Chapeuzinho se comunica com telefone celular e adora seu iPod. Quanto ao Lobo Mau, podemos dizer que ele é um lobisomem metido a chefe de cozinha e adora fazer piadinhas. E a vovó? Lembram-se dela? Aqui, ela faz ioga e mente a idade num chat da Internet. Enfim: é um filme divertido, mas também tem por objetivo levar-nos a pensar sobre o mundo em que vivemos.
Conhecido por “Grease”, Randal Kleiser aceitou um convite de fazer um filme sobre uma versão atual de Chapeuzinho Vermelho, mas com a exigência de que o filme fosse divertido, mas com um fundo sério para que as pessoas perspicazes pudessem refletir sobre a contemporaneidade.As filmagens foram feitas em apenas dezoito dias, com uma câmera “Viper” (também usada no filme “Colateral”), de que o diretor gosta pela sua precisão e pela qualidade das cores. Explorando os recursos de 3D, o cineasta pôde, notadamente, fazer levitar a famosa Vovó e brincar de poli-disformação com a figura do Lobo. Este é encarnado por um dos membros da banda de rock NSynch, e ele é pesado mesmo como uma pedra. Faminto, ele devora um grupo de escoteiros, três meninas na última moda que se chamam, todas, Ashley, um sósia de Elvis Presley, uma jornalista de TV muito ambiciosa...
A Vovó pratica meditação transcendental, ioga e prega a liberdade das mulheres. A sua neta não sai de casa sem o seu iPod e o seu neto adentra na floresta profunda para socorrer a irmã. O caçador, jovem e belo, é realmente um príncipe encantado sobre o seu cavalo branco, pois possui todos os atributos dessa figura sonhada por muitas mocinhas e mulheres. Muito leve, muito divertido, cheio de energia tanto nos cenários como na representação dos atores-cantores, esse “Chapeuzinho Vermelho no Século XXI”, tão engraçado, tem algo de psicodélico e, ao mesmo tempo, de sério que agrada e deveria fazer todos pensarem, e muito.
Fonte (abre em nova tela) - cuidado ao clicar, pois abrirá uma tela a mais, que pode ter conteúdo invasivo e suspeito!: http://blogrenatasetimaarte.blogspot.com/2009/07/chapeuzinho-vermelho-no-seculo-xxi.html
========
Conectado com o Professor João César
Comunidade da qual a Escola faz parte - vista pelo residente local:
Projeto Paz Educa:
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==
Comunicação pela rede, mas comunicação entre pessoas também! Cartaz divulgado durante a aula.