ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

10 de setembro de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 10/09/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: Nosso Folclore - Brinquedos e Brincadeiras.
4- Reescrita e ilustração, em grupos (30 minutos).
5- Português: livro, pag. 59 até 60.
6- Recreio (09h15).
7- Matemática: divisão por dois algarismos.
8- Recreação semanal.
Segunda feira: livro de Matemática.

Rotina Prevista (10/09/2010)
Rotina Prevista (10/09/2010). Arq. Pessoal.


DETALHES RELEVANTES:

2- O que e como teremos. Devolutiva sobre normas disciplinares: leitura e colocação do quadro síntese no mural. Necessidade de mapeamento da classe, afastando alguns alunos que tumultuam o ambiente (esse mapeamento é feito constantemente, pois essa minoria de alunos é capaz de prejudicar quem quer que esteja próximos a eles).

3- Nosso Folclore: Brinquedos e Brincadeiras. Brinquedos elencados no livro: Boneca, Pipa, Catavento, Aro de Roda, Cirandinha, Bilboquê e Carrinho de Carretel. Brincadeiras elencadas no livro: Bolinha de Gude, Amarelinha, Pique, Pular Corda - Foguinho, Lenço Atrás, Roda - A Galinha do Vizinho e As Cinco Marias ou Jogo das Pedrinhas - Registramos ambas as listas na lousa e no caderno. Acompanhe este projeto: http://pazeduca.pro.br/folclore.


Nosso Folclore: Brinquedos e Brincadeiras (10/09/2010)
Nosso Folclore: Brinquedos e Brincadeiras (10/09/2010). Arq. Pessoal.


4- Os alunos puderam escolher dentre as brincadeiras e brinquedos citados e elencados na lousa , ou outros que conheciam, citando nomes de dois ou mais e respectiva descrição (regras) e ilustração - estavam em duplas, trios e quartetos para troca de ideias, mas cada um fez seu registro individual, com ilustração (facultativa). Toda essa produção formará o livrinho do aluno (cada um terá o seu). Tempo de 30 minutos.

5- Continuamos estudando sobre elementos gráficos do texto jornalístico: "título" e "linha fina" (complementa o título e antecede o assunto), bem como a diferenciação entre fato e opinião (esta última é variável de pessoa para pessoa, enquanto que o fato não sofre modificações). Continuamos após o recreio.

7- Correção coletiva da lição de casa. Como atividade, mais duas contas, com respectiva correção coletiva.

8- Prejudicada, pois atrasamos muito a aula, devido tumultos programados por três alunos. Atrasamos em 15 minutos e, quando íamos até a brinquedoteca, esta já estava sendo ocupada por outra turma, bem como o pátio. Ficamos na classe mesmo - logo hoje que estudamos sobre brincadeiras.


ASPECTOS DA AULA:
Bem participada, exceto pelos prejuízos descritos nos itens 2 e 8 - verifique acima.


Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==