CEU EMEF JAGUARÉ - PROFESSOR HENRIQUE GAMBA, 14/06/2010 - 4ºB.
Antes da aula: conforme o descrito nas rotinas anteriores.
Rotina (registrada antes da oração):
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; funcionamento do diário de classe (o que é registrado e onde - por enquanto, a chamada será feita à lápis, passando-se à caneta após a segunda aula, a fim de evitar-se rasuras; o diário de classe é um documento oficial, consultado pelas autoridades sempre que necessário - faltas não são retiradas, mas podem ser justificadas); cuidar das notas (um "NS" não prejudica ninguém, pode ocorrer com todo mundo, mas vários podem trazer problemas)
- Leitura compartilhada: "O Mágico de Oz" - retomada dos principais eventos do capítulo "A Maravilhosa Cidade de Esmeralda do Mágico de Oz": como Oz apareceu a cada um (grande cabeça à Dorothy; bela jovem ao Espantalho; grande fera ao Homem de Lata; grande bola de fogo ao Leão Medroso) e o que era exigido de cada um (destruir a Bruxa Malvada).
- Festas Juninas: 1) Resgate de informações orais: definição (relacionada ao nome do mês); homenageados (Santo Antônio, dia 13; São João, dia 24 e São Pedro, dia 29 - mesmo fora do Catolicismo são lembrados, por exemplo, como padroeiros de várias cidades); comidas, danças e brincadeiras típicas (aproveitou-se o cartaz montado pelo segundo ano, que usa nossa sala à tarde); breve origem da quadrilha (dança francesa de salão); festa junina do CEU Jaguaré (como foi, o que teve, pontos positivos e marco histórico). 2) Escrita e ilustração sobre Festas Juninas (em grupos) - alunos que desejaram, puderam ter sua produção exposta na parede. ("festas juninas", sempre no plural, pois são três, em homenagem a cada um dos três santos; no singular, quando ocorre uma só, como a nossa no CEU).
- Matemática: divisão passo a passo (noção enquanto quantas vezes determinado número cabe em outro, uso da tabuada de vezes decomposta e algorítimo - com e sem resto).
- Recreio (09h15).
- Matemática: atividades e lição de casa sobre o assunto.
- Educação Física (10h20), com o professor especialista na quadra coberta.
- Sala de Leitura (11h10), com a professora especialista.
==============
ASPECTOS DA AULA:
Bem participada; alunos solicitaram minha intervenção sempre que tinham dúvidas em Matemática (essa é minha função).
Alguns alunos aproveitaram para agitarem e agredirem-se enquanto eu ajudava os outros em suas dúvidas individuais (notifiquei-os oralmente, lavrei ocorrências no livro apropriado e informei ao Coordenador Pedagógico).
Antes da aula: conforme o descrito nas rotinas anteriores.
Rotina (registrada antes da oração):
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; funcionamento do diário de classe (o que é registrado e onde - por enquanto, a chamada será feita à lápis, passando-se à caneta após a segunda aula, a fim de evitar-se rasuras; o diário de classe é um documento oficial, consultado pelas autoridades sempre que necessário - faltas não são retiradas, mas podem ser justificadas); cuidar das notas (um "NS" não prejudica ninguém, pode ocorrer com todo mundo, mas vários podem trazer problemas)
- Leitura compartilhada: "O Mágico de Oz" - retomada dos principais eventos do capítulo "A Maravilhosa Cidade de Esmeralda do Mágico de Oz": como Oz apareceu a cada um (grande cabeça à Dorothy; bela jovem ao Espantalho; grande fera ao Homem de Lata; grande bola de fogo ao Leão Medroso) e o que era exigido de cada um (destruir a Bruxa Malvada).
- Festas Juninas: 1) Resgate de informações orais: definição (relacionada ao nome do mês); homenageados (Santo Antônio, dia 13; São João, dia 24 e São Pedro, dia 29 - mesmo fora do Catolicismo são lembrados, por exemplo, como padroeiros de várias cidades); comidas, danças e brincadeiras típicas (aproveitou-se o cartaz montado pelo segundo ano, que usa nossa sala à tarde); breve origem da quadrilha (dança francesa de salão); festa junina do CEU Jaguaré (como foi, o que teve, pontos positivos e marco histórico). 2) Escrita e ilustração sobre Festas Juninas (em grupos) - alunos que desejaram, puderam ter sua produção exposta na parede. ("festas juninas", sempre no plural, pois são três, em homenagem a cada um dos três santos; no singular, quando ocorre uma só, como a nossa no CEU).
- Matemática: divisão passo a passo (noção enquanto quantas vezes determinado número cabe em outro, uso da tabuada de vezes decomposta e algorítimo - com e sem resto).
- Recreio (09h15).
- Matemática: atividades e lição de casa sobre o assunto.
- Educação Física (10h20), com o professor especialista na quadra coberta.
- Sala de Leitura (11h10), com a professora especialista.
==============
ASPECTOS DA AULA:
Bem participada; alunos solicitaram minha intervenção sempre que tinham dúvidas em Matemática (essa é minha função).
Alguns alunos aproveitaram para agitarem e agredirem-se enquanto eu ajudava os outros em suas dúvidas individuais (notifiquei-os oralmente, lavrei ocorrências no livro apropriado e informei ao Coordenador Pedagógico).
========
Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==