ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

terça-feira, 27 de abril de 2010

27 de abril de 2010

CEU EMEF J*, 27/04/2010 - 4ºB.

Antes da aula: alunos brincavam sem problemas; parte deles formou fila adequadamente no momento oportuno.


Rotina (registrada após a prova de português e cerca de 15 minutos antes do recreio):

- Oração (não obrigatória) e chamada.

- Conversa sobre a aula: necessidade de confirmar matrículas nas atividades do pós aula (dirigir-se urgentemente à Gestão); como serão as provas de hoje (português: antes do recreio; matemática: após o recreio) - não há necessidade de estudar, basta ter participado ativamente das aulas e, em especial, dos momentos de correção coletiva, bem como de tirar suas dúvidas ao longo das aulas com o professor (pode-se consultar o caderno, a fim de recordar lições já corrigidas).

- Prova de Português: leitura e entendimento de texto; redação (conforme terminavam, podiam ficar em atividades livres, desde que com respeito e responsabilidade).

- Recreio (09h15).

- Prova de Matemática: adição, subtração, multiplicação e situação problema (conforme terminavam, podiam ficar em atividades livres, desde que com respeito e responsabilidade).

- Entrega dos livros institucionais do programa "ler e escrever" (recebidos somente hoje na escola) -  livros de língua portuguesa e matemática, editados pela Fundação Padre Anchieta: orientações, registrar o nome; manuseio livre.

- Lição de casa: matemática.

============
ASPECTOS DA AULA:

Bem participada, com colaboração e respeito. Todos colaboraram com o silêncio adequado durante as provas e tiveram oportunidade de tirar eventuais dúvidas com o professor, tudo de forma muito tranquila.

Nenhum problema no pós recreio (fila, lanche, banheiro etc).

Por ocasião da entrega dos livros citados acima, comentei sobre a necessidade de montar um  calendário para organizar qual livro trazer em cada dia, pois assim não haverá esquecimento, nem carregar material desnecessário (questão de saúde, não trazer muito peso - cada pessoa pode carregar um peso de, no máximo, 10% do peso de seu corpo). Expliquei, também, o motivo dos livros virem impressos com "5º ano", ao invés de "4º ano" (mudança de 8 para nove anos - não atinge quem já está estudando no formato antigo, mas o material já vem como se estudassem por nove anos).

No momento final da aula um grupo de meninas teve um mal entendido, resolvido por meio do diálogo de de conversa em particular (quando necessário, por envolver ameaça mútua entre si).

==========

Conectado com o Professor João César:


http://aulanossa.blogspot.com/ = Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas. Também disponível em http://www.aulanossa.pro.br/


http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.

Follow  
profjoao on Twitter MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.

Projeto Paz Educa.
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010

***
ATENÇÃO - sobre uso das fotos eventualmente postadas aqui (hospedadas no Flickr): Uso apenas didático, de divulgação pedagógica, interditados todos os outros. Imagens editadas, para assegurar a privacidade dos alunos (Constituição Federal: art. 5º; Estatuto da Criança e do Adolescente: art. 17º). Preservação da identidade da escola e do professor, de acordo com a lei municipal 8989/79.
=====|||||=====