ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

07 de maio de 2010

CEU EMEF J*, 07/05/2010 - 4ºB.

Antes da aula: alunos brincavam livremente, com brinquedos construídos por eles (bola de papel), sem problemas, com muita alegria e tranquilidade; dificuldades em formar filas adequadamente (somente após muito tempo depois da chegada dos professores e, mesmo assim, alguns ainda não formam).

Rotina:

- Oração (não obrigatória) e chamada.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; orientações sobre as atividades artísticas em grupos livres; combinados para a recreação externa.

- Leitura compartilhada: "Toda mãe do mundo".

- Registro escrito do texto:

    TODA MÃE DO MUNDO

Cada mãe é diferente:
Mãe verdadeira  ou postiça,
Mãe vovó e mãe titia,
Maria, Filó, Francisca,
Gertrudes, Malvina, Alice,
Toda mãe é como eu disse.
Dona mamãe ralha e beija,
Erra, acerta, arruma a mesa,
Cozinha, escreve, trabalha fora,
Ri, esquece, lembra e chora,
Traz remédio e sobremesa...
Tem até pai que é tipo mãe...
Esse, então, é uma beleza!

        Sylvia Orthof



- Matemática: atividades coletivas da página 08 do material institucional (leitura de numerais e formulação de hipóteses; arredondamento de números, para comparação - "desempate" pelas duas últimas ordens, assim como desempatamos na ordem alfabética).

- Confecção, em grupos livres, de cartões artísticos: cada aluno recebeu ao menos três folhas (branca, verde e azul) para desenvolver sua criatividade.

- Recreio (09h15).

- Continuação dos cartões artísticos.

- Organização da sala.

- Recreação na praça ao lado do bloco cultural (11h00) - pracinha do campo de bocha.

=============
ASPECTOS DA AULA:

Aula com participação ativa e organizada, sem nenhum problema.

Alunos aproveitaram a recreação de forma criativa, organizada e sem nenhum tipo de problema - improvisaram suas bolas de papel e jogaram futebol no campo de bocha; brincaram de escorregador na divisória do campo de bocha; subiram em árvores (orientei para estarem atentos na situação das árvores que poderiam não resistir o peso dos alunos, pois estavam com ervas parasitas em seus troncos); brincaram e descansaram no gramado; testaram a lei da gravidade fazendo suas bolas de papel subirem pela parede inclinada externa do bloco cultural; alguns deram a ideia de fazermos um piquenique nesse local da próxima vez.

=========


Conectado com o Professor João César
Fatos e opiniões do cotidiano escolar:
http://cotidianoescolar.blogspot.com/

Follow  
profjoao on Twitter Somente para educadores, educandos e respectivos familiares.

Projeto Paz Educa:
pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010

Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!

==||==