ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

21 de outubro de 2009

Emef. M. E. R., 4ºB, 21/10/2009.

ANTES DA AULA:
Alunos brincavam livremente pelos pátios e quadras, sem problemas aparentes - alguns estavam muito agitados (mais do que o normal).

NA CLASSE:
Recebemos ambas as lousas absolutamente limpas.

Rotina (registrada antes da oração):

- Oração (não obrigatória) ou silêncio.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; chamada e ajudante do dia (ficará o mesmo para amanhã, pois não houve atividade para ajudar hoje); possibilidade de formar duplas e trios após o recreio (não ocorreu pois agitação pós recreio atrasou um pouco a aula); acertos finais (recolhimento de autorizações assinadas) da atividade extra-classe de 27/10 (Planetário) - novamente deixei claro que sou contra limite de vagas, mas o sorteio fez-se necessário para definir as vagas ontem; divulgação do blog aulanossa.blogspot.com, como local no qual estão vídeo e letra da música "Direitos da Criança", bem como a Declaração dos Direitos da Criança (que trabalharemos amanhã, com cópias individuais para cada aluno - mostrei-as hoje), bem como nossa rotina detalhada.

- Leitura compartilhada da letra da música "Direitos da Criança". Após a leitura conversamos sobre os direitos que aparecem na música, bem como breve contexto histórico da música, gravada em 1992. Em seguida, dei informações importantes de como defender a integridade física e moral de cada um, identificando possíveis elementos de prática pedófila: toques praticados por adultos de forma repetida que vão além do carinho normal, causando alguma forma de incômodo. Contei sobre vídeo que vi hoje no site uol.com.br, de uma nadadora contando a superação de sua experiência de molestamento praticado por seu treinador, quando ela tinha nove anos - essa nadadora está tendo uma vitória enorme, na medida em que uma lei que permite denúncia mesmo quando a vítima já seja maior de idade está para ser aprovada no Brasil. Alertei para pessoas estranhas que sondam a rotina das crianças e adolescentes, vindo depois conquista-los com conversas e presentes - desconfiar dessas atitudes (vários alunos citaram casos conhecidos no bairro, dos quais quase foram vítimas). Orientação prática: evitar essas ocasiões suspeitas, afastar-se, buscar socorro, denunciar na delegacia da mulher.

- Matemática:
a) Auto correção das atividades do dia 19/10;
b) Atividades de revisão, envolvendo operações e situação problema com adição e subtração de numerais decimais, com auto correção (na auto correção lemos os resultados, de forma popular e de forma científica, como por exemplo: dois virgula onze [popular]; dois inteiros e onze centésimos [científica] - fazemos assim desde o ínicio, há semanas).

- Recreio.

- Matemática (continuação):
c) Expressões "peso" (popular) e massa (científica).
d) Lição de casa: Uma pessoa, há um ano atrás, "pesava" 65,4 Kg. Neste ano engordou 0,3 Kg. Depois, em um regime, perdeu 1,9 Kg. Qual o "peso" atual dessa pesssoa?

- Português: atividade de localização de informações textuais e uso de letras maiúsculas iniciais, a partir do texto lido "Quando foram criadas as primeiras declarações" (página 8).

- Sala de Leitura, com professora especialista (17h35).

AMANHÃ, trazer livro de Português.


=========
NÃO DEU TEMPO:
Trabalhar as músicas, ficando para amanhã (comparar "Direitos da Criança" com "Direitos e Deveres".)

Durante a aula da sala de leitura tivemos conversas particulares e combinados com alguns alunos que apresentam problemas comportamentais com frequência.

Aula tranquila e bem participada antes do recreio; muito agitada e até tumultuada, após o recreio.
=======
Conectado com o Professor João César:

http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César - São Paulo (SP) - Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.

http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.