ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

11 de abril de 2011

Rotina prevista (11/04/2011), modificada de acordo com o que ocorreu. Arq. pessoal. (a rotina está com letra maiuscula de forma para facilitar alguns alunos em processo de alfabetização; os demais registram como de costume - o traço abaixo da letra indica obrigatoriedade de letra maiúscula). Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!


CEU EMEF JAGUARÉ, 11/04/2011 - 4º ano B, sala 08.

Rotina (modificada, de acordo com o que ocorreu):
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho" - volume 1, cap.01.
4- Português: livro, pág. 16 e 17.
5- Recreio (09h15).
6- Português: livro, pág. 18 até 20.
7- Educação Física (10h20).
8- Artes (11h05).
LIVROS: 3ª feira: Língua Portuguesa.
                4ª feira: nenhum.
                5ª feira: Matemática.

DETALHES:

2- O que e como teremos. Sobre Monteiro Lobato e "Reinações de Narizinho": o autor viveu em uma época diferente da nossa e escreveu sobre essa vivência (por isso palavras diferentes e mentalidade diferente); esta edição é nova, dividida em dois volumes, com bastante ilustrações; leremos, inicialmente, 20 capítulos (um por dia), caso a classe queira (como vem ocorrendo nos últimos anos) leremos a obra inteira, em capítulos diários.

3- Apreciamos o primeiro capítulo e parte do segundo (inicio).

4- Na página 16 do livro trabalhamos sobre o mapa das linhas do Metrô e da CPTM, localizando a estação mais próxima de nós (no caso, da CPTM, o que causou problema, pois as respostas do livro estavam direcionadas à estações do Metrô - por isso a observação: estamos próximos à estação Villa Lobos - Jaguaré, da linha esmeralda da CPTM). Em seguida, demos continuidade, com leitura de folheto turístico proposto na página seguinte (roteiro ao final do livro).

6- Após o recreio concluimos essa leitura. Como os alunos estavam muito inquietos deixamos a atividade em grupo sobre esse roteiro para amanhã e passou-se, como lição de casa, a leitura dos roteiros das pág. 18, 19 e 20, para aula de amanhã.

7 e 8- Com respectivos Professores Especialistas.

Desde o inicio, boa parte dos alunos estava muito agitada, por vezes comprometendo o rendimento da aula - os Professores Especialistas confirmaram a mesma impressão.



EDUCANDO NOSSOS OLHARES PARA O BELO NO COTIDIANO:

Amanhecer no C.E.U. Jaguaré - foto 01 Amanhecer no C.E.U. Jaguaré - foto 02
Amanhecer no C.E.U. Jaguaré (11/04/2011) em dois momentos: pouco antes da aula (06h59) e após o intervalo (10h34). Precisamos aprender a educar nosso olhar para apreciar o que a vida nos dá de belo no cotidiano.




Amanhecer no Centro de Educação Unificado Jaguaré, em 11 de abril de 2011. Na primeira foto, pouco antes das 07 horas (inicio da aula) as nuvens brilhavam, anunciando que o sol (segunda foto, por volta das 10h30, após o intervalo) viria com força total, em um belo céu azul.

Precisamos educar nossos olhares para apreciar o que a vida nos dá de belo no cotidiano. É isso que tento fazer aqui na internet, mas sobretudo pessoalmente, com os alunos. Essa bela vista temos a partir de nosso solário (espécie de jardinzinho que te temos anexo em nossa sala de aula).

Foto de arquivo pessoal: www.olhares.pro.br - www.comunidade.pro.br 


Links originais das fotos: