CEU EMEF J*, 16/04/2010 - 4ºB.
Antes da aula: alunos brincavam pelo pátio, muitos agitadamente. Custaram a formar filas.
==============
ASPECTOS DA AULA:
Aula tranquila e bem participada. Por vezes muito agitada, grupos de alunos sentiam-se mutuamente provocados. Uma conversa entre um grupos de alunos, logo na hora da entrada, dava conta de alguma agitação na comunidade do entorno, culminando com esses vários momentos de agitação, bem como os tumultos durante o recreio.
Na brinquedoteca todos colaboraram, com brincadeiras alegres, tranquilas e evitado situações perigosas.
Conectado com o Professor João César:
http://aulanossa.blogspot.com/ = Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas. Também disponível em http://www.aulanossa.pro.br/
http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.
MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.
***
Antes da aula: alunos brincavam pelo pátio, muitos agitadamente. Custaram a formar filas.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; assuntos relacionados aos textos ultimamente trabalhados (bullying).
- Leitura compartilhada: "O Macaco Zombador" - releitura, para introduzir continuidade do assunto bullying. Da floresta do macaco para a nossa "floresta": é bom ser esse macaco? é bom ser vítima desse macaco? Aproveitou-se um incidente de antes da aula, para falar sobre o que é responder com violência a um ato violento e o que é legítima defesa. Um aluno questionou se o fato dos EUA terem leis mais rígidas não ajudaria ao combate da violência, ao que se propôs a situação vivenciada por muitos: alguém inocente passando pela cena de um crime, os criminosos fugindo e o inocente ser responsabilizado e preso - se a pena fosse rígida, o que ocorreria? nos EUA muitos inocentes são condenados, e aqui, o que ocorreria nesse caso? Já não basta que quem tem dinheiro paga um bom advogado para ser solto, enquanto que quem não possui dinheiro fica preso - se fosse a pena dos EUA, o que ocorreria?
- Texto "O Quintal" (cópia da letra da música, leitura atenta pausada, canto).
- Conversa relacionando esta música com o texto "O Macaco Zombador" e com os fatos de nosso dia a dia. Registro individual (mas alunos com possibilidade de refletir em grupos) sobre usos negativos da palavra, visto ou vivenciado.
CONFIRA OS TEXTOS "O MACACO ZOMBADOR" E "O QUINTAL", UNIDOS EM VIDEO: http://pazeduca.pro.br/texto/?p=89 (abre em nova tela)
- Recreio (09h15).
- Conversa sobre falta de fila no pós recreio, situações que colocam os alunos em risco de acidentes, bem como a necessidade de parar as provocações e incentivos a briga - a secretária fez questão de ressaltar esses assuntos que já estávamos tratando neste momento.
- Matemática: multiplicações - por meio de contas e jogos ("tabuada fora de ordem", a ser completada) - auto correção (não deu tempo de corrigir a lição de casa).
- Brinquedoteca (11h05), com respeito e responsabilidade. Todos colaboraram para o sucesso deste importante momento recreativo.
==============
ASPECTOS DA AULA:
Aula tranquila e bem participada. Por vezes muito agitada, grupos de alunos sentiam-se mutuamente provocados. Uma conversa entre um grupos de alunos, logo na hora da entrada, dava conta de alguma agitação na comunidade do entorno, culminando com esses vários momentos de agitação, bem como os tumultos durante o recreio.
Na brinquedoteca todos colaboraram, com brincadeiras alegres, tranquilas e evitado situações perigosas.
==========
Conectado com o Professor João César:
http://aulanossa.blogspot.com/ = Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas. Também disponível em http://www.aulanossa.pro.br/
http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.
MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.
Projeto Paz Educa.
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010***
ATENÇÃO - sobre uso das fotos eventualmente postadas aqui (hospedadas no Flickr): Uso apenas didático, de divulgação pedagógica, interditados todos os outros. Imagens editadas, para assegurar a privacidade dos alunos (Constituição Federal: art. 5º; Estatuto da Criança e do Adolescente: art. 17º). Preservação da identidade da escola e do professor, de acordo com a lei municipal 8989/79.
=====|||||=====