ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

09 de fevereiro de 2012

Rotina prevista (09/02/2012), modificada de acordo com o que ocorreu. Letra de forma, para facilitar a compreensão dos alunos em processo de alfabetização - mas os alunos ficam livres para registrarem assim ou com letra cursiva (dai o traço abaixo, para indicar necessidade de letra maiúscula). Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado! 





CEU EMEF JAGUARÉ, 09/02/2012 -  4ª série B, sala 08.


Rotina:
1- Acolhida.
2- Leitura: "O Patinho que não aprendeu a voar".
3- Matemática: adição (+) e subtração (-).
4- Recreio (09h15).
5- Sondagem (ditado diagnóstico, solicitado pela Prefeitura).
6- Dinâmica da Porta.
7- Lição de casa: endereço e CEP, para trabalharmos localização no mapa.
8- Momento livre, fora da classe, no gramado ao lado do B.E.C.
Amanhã: reunião de pais, as 07h30.

Detalhes:

1- Bom dia, oração (não obrigatória), chamada e conversa sobre a aula (o que e como teremos).

2- Leitura comentada da obra de Rubem Alves, antecedida por breve biografia do autor: "O Patinho que não aprendeu a voar" - sobre aprendizagem para a liberdade não domesticadora. O autor procura "dar bronca" de forma suave, por meio de fábulas (textos nos quais os animais se comportam como pessoas). Para saber mais sobre o autor, visite seu site oficial: http://www.rubemalves.com.br/ 

3- Matemática: revisão, com atividades e correção coletiva, de adições e subtrações, recordando lições de anos anteriores (a 4ª série é a retomada de lições de séries anteriores, acrescidas de "novidades", dai nossa preocupação em caminhar gradualmente nos níveis de complexidade).



4- Recreio.

 5- Sondagem, solicitada bimestralmente pela Prefeitura. Tema desta lista de palavras: materiais escolares. Primeiramente, o Professor explicou a finalidade desta sondagem (verificar os conhecimentos prévios em escrita e leitura do aluno) para tranquilizar a classe, relembrando o mesmo procedimento diagnostico de anos anteriores.


6- Dinâmica da porta: cada aluno desenhou uma porta e escreveu atrás dela o que espera encontrar na escola - formamos um painel no fundo da classe:


7- Lição de casa, que será utilizada nas aulas de Geografia e Informática (localização em mapas), bem como em nosso futuro "estudo do meio" pelas ruas do bairro - os alunos foram informados de que esses dados não serão repassados a ninguém, por privacidade e segurança: endereço e CEP. 




8- Nosso primeiro momento recreativo livre, fora da classe, conforme combinamos para os dias nos quais a turma tem as seis aulas somente com o Professor da classe - esse procedimento, bem como o relaxamento diário após o recreio e a conversa inicial da aula, tem por objetivo propiciar momentos "mais leves" no dia a dia escolar, valorizando o aluno.