ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

03 de maio de 2010

CEU EMEF J*, 03/05/2010 - 4ºB.

Antes da aula: alunos brincavam livremente pelo pátio; custaram a formar filas.

Rotina:

- Oração (não obrigatória) e chamada.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; como um aluno questionou o fato das provas ainda não serem corrigidas expliquei que o atraso é devido as inúmeras vezes nas quais sou chamado a resolver problemas criados por alguns alunos (nem sempre em minhas aulas, mas no recreio, na saída e até mesmo no entorno do CEU) exatamente nas horas atividades em que eu deveria estar corrigindo e elaborando atividades (quando os alunos estão com outros professores) - mas essa situação mudará, pois só ajudarei a resolver problemas ocorridos nas aulas administradas por mim (aliás, esses problemas sempre são resolvidos dentro da sala de aula, em momentos oportunos).

- Leitura compartilhada: "Deixe a raiva secar" - confira nos sites (abrem em nova tela): http://pazeduca.pro.br/texto/?p=96 ou http://textosmeditativos.blogspot.com/2010/05/deixa-raiva-secar.html . Devemos esperar que a calma volte, antes de tomar providências precipitadas na hora do nervosismo - isso vale para todos: alunos, professores e familiares.

-Texto informativo sobre o Dia do Trabalho - leitura compartilhada, registro de breve resumo e atividades interpretativas (localizar informações dentro do texto e trabalhar com elas - exigência mínima para um quarto ano). Fonte do texto base (abre em nova tela): http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_trabalho.htm

- Recreio (09h15).

- Trabalho com o manual institucional de Língua Portuguesa - pág. 7 (sobre o caminho de ida e volta para a escola). Lição de casa: pontos de referências perto da moradia e perto da escola.

- Educação Física (10h20), com a professora especialista, na quadra coberta. Quase no fim da aula, a trave caiu devido a um chute a gol de um aluno (graças a Deus não feriu ninguém) - a trave parece estar com problema de solda na base esquerda, está apenas encostada.

- Sala de Leitura (11h05), com a professora especialista.

==========
AMANHÃ: aproveitaremos o assunto da lição de casa em classe, trabalharemos com o manual de Matemática e organizaremos as duplas fixas de trabalho (continuaremos com grupos também, de acordo com as necessidades peculiares de casa atividade).

=========
ASPECTOS DA AULA:

20 alunos presentes (09 ausências). Dos presentes, alguns estavam muito agitados desde antes das aulas, permanecendo assim o tempo todo. Mas não ocorreram problemas graves e a participação foi positiva.

O incidente com a trave na quadra coberta não afetou a qualidade da aula, apesar do grande susto e da surpresa por parte dos alunos (como uma trave não resiste a uma bolada?!?). Não foi na minha aula, mas como tenho o costume de acompanhar os alunos na ida e na volta, constatei presencialmente o ocorrido: um grande estrondo, a ponto dos seguranças do CEU correrem em socorro da situação. Por sorte o goleiro não estava à postos, senão uma tragédia aconteceria.

A saída da aula (ao contrário da semana passada) foi tranquila e sem incidentes exatamente poque seus causadores faltaram! Não era minha aula, mas tenho o costume de acompanhar os alunos nos deslocamentos pelo CEU.

=========
Conectado com o Professor João César
Fatos e opiniões do cotidiano escolar:
http://cotidianoescolar.blogspot.com/

Follow  
profjoao on Twitter Somente para educadores, educandos e respectivos familiares.

Projeto Paz Educa:
pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010

Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!

==||==