CEU EMEF J*, 03/03/2010 - 4ºB.
Antes da aula: alunos lancham e brincam tranquilamente pelo pátio. Vários conversam informalmente comigo.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos.
- Leitura compartilhada: "Deixa que eu faço! Aprendendo sobre RESPONSABILIDADE". (coleção "Valores").
- Reescrita e ilustração do assunto da leitura (em grupos).
- Português: ações (verbos). Correção individual da lição de casa (sobre esse assunto), conceituação de verbos e definição dos tempos verbais básicos (passado, presente e futuro); atividade classificatória, de acordo com o tempo verbal (com correção individual).
- Recreio (09h15).
- Atividade diagnóstica mensal: ditado (tema: valores), leitura e escrita de numerais, situação problema simples e algorítimo de adição e subtração. Alunos foram informados para fazerem com tranquilidade, pois tal atividade serve para direcionar nossas aulas, de acordo com as dificuldades.
- Artes (10h20), com professora especialista.
- Conclusão da atividade diagnóstica (quem terminava, podia ficar no átrio externo da classe).
- Lição de casa: Matemática (valor absoluto e relativo, como ontem).
================
ASPECTOS DA AULA:
Extremamente tranquila e com muita participação. Faltou apenas um aluno (25 presentes).
Antes da aula: alunos lancham e brincam tranquilamente pelo pátio. Vários conversam informalmente comigo.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos.
- Leitura compartilhada: "Deixa que eu faço! Aprendendo sobre RESPONSABILIDADE". (coleção "Valores").
- Reescrita e ilustração do assunto da leitura (em grupos).
- Português: ações (verbos). Correção individual da lição de casa (sobre esse assunto), conceituação de verbos e definição dos tempos verbais básicos (passado, presente e futuro); atividade classificatória, de acordo com o tempo verbal (com correção individual).
- Recreio (09h15).
- Atividade diagnóstica mensal: ditado (tema: valores), leitura e escrita de numerais, situação problema simples e algorítimo de adição e subtração. Alunos foram informados para fazerem com tranquilidade, pois tal atividade serve para direcionar nossas aulas, de acordo com as dificuldades.
- Artes (10h20), com professora especialista.
- Conclusão da atividade diagnóstica (quem terminava, podia ficar no átrio externo da classe).
- Lição de casa: Matemática (valor absoluto e relativo, como ontem).
================
ASPECTOS DA AULA:
Extremamente tranquila e com muita participação. Faltou apenas um aluno (25 presentes).
==========
Conectado com o Professor João César:
http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.
http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.
MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.
Projeto Paz Educa.
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010 *