ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

terça-feira, 23 de março de 2010

23 de março de 2010

CEU EMEF J*, 23/03/2010 - 4ºB.

Antes da aula: alunos brincavam no pátio, sem problemas. Alguns ainda teimavam em ficar no corredor, apesar de serem informados de que esse não é o local ideal.

Rotina:
Rotina Prevista - 23/03/2010.
Rotina prevista - 23/03/2010 - veja no final deste "post" sobre o uso das imagens deste blog/site.

- Oração (não obrigatória) e chamada.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos.

- Leitura compartilhada: "O Pequeno Príncipe" - cap. 05 (o drama dos baobás: em um planetinha, podem causar problemas se não forem arrancados a tempo).

- Escrita e ilustração sobre os "baobás" de nossas vidas: problemas que devemos arrancar, antes que cresçam e atrapalhem nossas vidas, bem como a forma de resolvermos. (em grupos, mas cada aluno fez sua produção escrita - esse material formará nossos livrinhos).

- Português / Natureza e Sociedade (Ciências): a água - recordando o dia mundial da água (comemorado ontem), bem como o livro da Coleção Valores (sobre uso racional da água), já trabalhado:
1) Música "Planeta Água" (canto, comparação da letra com o ciclo da água na natureza - no tereno do CEU havia uma nascente de água, não sabemos o que fizeram com ela);
2) A água na natureza e uso racional: maior parte é salgada; da parte correspondente à água doce, apenas uma minúscula parte é potável. Comparando a água do planeta com uma garrafa: garrafa cheia = água salgada; gargalo da garrafa = água doce; fundo da tampa da garrafa = água potável. Dai a necessidade de usar sem desperdiçar, senão pode faltar para todos brevemente.
Para casa: escrever três ou mais cuidados que devemos ter ao usar a água - a partir dessa lição montaremos um painel na próxima aula.
Uso Racional da Agua - 23/03/2010.
Uso racional da água (23/03/2010). Veja no final deste "post" sobre o uso das imagens deste blog/site.

- Recreio (09h15).

- Natureza e Sociedade (Geografia): Nosso Bairro Jaguaré:
1) Localização no mapa fixado na lousa (com a classe inteira e, depois em cada grupo) dos principais locais do bairro: av. Jaguaré, Balão, CEU, Relógio, Vila Nova Jaguaré, Centro Comercial, Centro Industrial e ferrovias desativadas.
Mapa do Jaguare - SP
Mapa do Jaguaré, fixado na lousa. Interaja com o mapa acessando no Google Maps:

2) Para cada trem de carga que não circula mais no Jaguaré ficaram dezenas de caminhões. Por isso temos problemas com caminhões na frente do CEU. AS ferrovias foram divididas em dois tipos: transportes de passageiros (continuam funcionando, com o Governo, com a CPTM) e transportes de cargas (foram privatizadas, vendidas, e a empresa que comprou não soube cuidar dessas ferrovias, desativando-as).
3) Limites de nosso bairro: marginal Pinheiros, av. Escola Politécnica, av. Corifeu de A. Marques, córrego Continental e ferrovias da CPTM (linhas de passageiros, que vão para Barra Funda e Santo Amaro).
Nosso Bairro Jaguare - 23/03/2010.
Nosso bairro: Jaguaré (23/03/2010). Veja no final deste "post" sobre o uso das imagens deste blog/site.

- Matemática: expressões numéricas.

- Atividades livres.

=====
DEIXAMOS PARA AMANHÃ, para trabalharmos com mais tempo e qualidade: retomada da lição de casa, sobre coisas boas e ruins do Jaguaré - montaremos um painel (Natureza e Sociedade - História).

=======
ASPECTOS DA AULA:

Poucos alunos ausentes; os presentes participaram ativamente da aula.

Após o recreio, alguns alunos se envolveram em mal entendido e tentaram agredir-se fisicamente. Apartei-os e expliquei que devemos resolver nossos problemas com inteligência e diálogo, pois somos seres humanos: o cachorro morde, o gato arranha, o cavalo dá coice, nós dialogamos.
==========

Conectado com o Professor João César:


http://aulanossa.blogspot.com/ = Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas. Também disponível em http://www.aulanossa.pro.br/


http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.

Follow  
profjoao on Twitter MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.

Projeto Paz Educa.
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010
ATENÇÃO - sobre uso das fotos eventualmente postadas aqui (hospedadas no Flickr): Uso apenas didático, de divulgação pedagógica, interditados todos os outros. Imagens editadas, para assegurar a privacidade dos alunos (Constituição Federal: art. 5º; Estatuto da Criança e do Adolescente: art. 17º). Preservação da identidade da escola e do professor, de acordo com a lei municipal 8989/79.
=====|||||=====