ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

29 de outubro de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 29/10/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho" - cap. 56, 57 e 58.
4- Leitura em grupo da crítica ao filme assistido.
5- Confecção de máscaras.
6- Recreio (09h15).
7- Festa do Dia das Bruxas.
8- Recreação semanal.

Rotina prevista (29/10/2010), com alterações (veja descrição neste blog)
Rotina prevista (29/10/2010), com alterações (veja descrição neste blog). - Arq. Pessoal.


DETALHES RELEVANTES:
Esta rotina está diferente do que foi registrado na lousa - confira a foto.

2- O que e como teremos.

3- Inicialmente, acompanhamos os capítulos 56 e 57 de "Reinações de Narizinho" (quando o irmão de Pinóquio, o João Faz de Conta foi feito e ganhou vida por alguns instantes). A maioria da classe solicitou a leitura do cap. 58 (dai a diferença, na foto, do horário anotado na lousa e o horário da foto). Conversamos sobre essa "mudança de estado" (da realidade para a imaginação), capacidade que as crianças e os adolescentes (e alguns adultos) tem - essa é a magia de Monteiro Lobato, que contagia a todos. Conversamos também sobre sua cidade de origem e o seu sítio - quem lá foi sente essa magia no ar, mesmo sendo adulto. Também conversamos sobre as novas edições de Reinações de Narizinho, bem como o vídeo que foi produzido a parir de uma série televisiva de 1978. Que gostoso, viajei em tudo isso junto com os alunos, nem sentimos o tempo passar.

4- Fizemos a leitura compartilhada e grupal de uma resenha (crítica, com pontos positivos também). Disponível em: http://www.cinepop.com.br/criticas/bruxinhaeodragrao_101.htm (Pesquisado em 27/10/2010). Conversamos sobre a produtora do filme, bem como as características do povo alemão (alguém levantou a questão da pele branca dos artistas e as garotas serem loiras). Retomaremos semana que vem.

5- Confecção de máscaras para dia das bruxas.

7- A festa foi no térreo da biblioteca (prédio redondo), devidamente ornamentada para o evento, com a participação de todas as classes. De volta à sala de aula, os alunos receberam uma bruxinha para colorir, recortar, colar e transformar.

8- Animada e bem participada recreação semanal no pátio.

ASPECTOS DA AULA:

Bem participada, com muita responsabilidade, respeito e alegria.

No momento de leitura compartilhada (veja item 3, acima) tive oportunidade de viajar com os alunos, no mundo da imaginação - foi algo contagiante, propiciado por "Reinações de Narizinho", de tal forma que nem sentimos o tempo passar (ficamos nisso quase uma hora). Fique de pesquisar, na internet, imagens sobre o Sítio de Monteiro Lobato. Eis o que achei: http://www.museumonteirolobato.com.br/ e http://www.guiataubate.com.br/canais/pontoturistico,21,sitio-do-picapau-amarelo.html (no estado de São Paulo); http://www.nosso-es.com.br/monteirolobato/index.htm (no estado do Espirito Santo).

Na leitura da crítica artística do filme assistido tivemos oportunidade de conversar bastante sobre o que é uma crítica, bem como sobre a mensagem do filme (amizade) e sua temática adolescente.

Na festa do Dia das Bruxas, mesmo não concordando com o tema importado e contrário a princípios religiosos, tive oportunidade de ver crianças, adolescentes e adultos envolvidos em muita alegria e brincadeiras. Ninguém ficou de fora. Não ocorreu nenhum problema, por menor que fosse.

Na recreação semanal todos brincaram no pátio sem qualquer tipo de problema.




Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==