ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

18 de abril de 2011

Rotina prevista (18/04/2011), modificada de acordo com o que ocorreu. Arq. pessoal. (a rotina está com letra maiuscula de forma para facilitar alguns alunos em processo de alfabetização; os demais registram como de costume - o traço abaixo da letra indica obrigatoriedade de letra maiúscula). Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!


CEU EMEF JAGUARÉ, 18/04/2011 - 4º ano B, sala 08.

Rotina (modificada, de acordo com o que ocorreu):
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho" - vol. 1, cap. 8.
4- Língua Portuguesa: livro, pág. 22 até 26.
5- Recreio (09h15).
6- Continuação.
7- Educação Física (10h20).
8- Artes (11h05).
AMANHÃ: livro de Língua Portuguesa.
4ª feira: nenhum.
2ª feira da semana que vem: Matemática.

DETALHES:

2- O que e como teremos. Antes, fizemos um cálculo de quanto tempo perdemos aguardando o silêncio de todos no começo da aula, após o recreio e no fim da aula: 5+5+5= 15 minutos por dia, equivalente a quase um recreio (20 minutos); por semana (5 dias de aula) são 15X5=75 minutos por semana, ou pouco mais de uma hora por semana (75-60=15minutos, então 1h15), sem contar as interrupções ao longo da aula. Prejuizo de todos!

3- Neste capítulo, que corresponde ao primeiro da segunda parte, vemos Narizinho saboreando jabuticabas, bem como Rabicó abocanhando os caroços (tloc, pluf, nhoc), até que uma vespa ferrou a língua da menina. Narizinho está impaciente, pois Pedrinho ainda demorará uma semana para vir ao Sítio.

4- Nas referidas páginas lemos e conversamos sobre um ótimo texto que resgata a história da Corrida de São Silvestre, bem como seu roteiro atual. Após o recreio (item 6) fizemos o levantamento coletivo dos assuntos de cada parágrafo (os "quadros amarelos"). Como lição de casa, a atividade da pág. 26: criar perguntas sobre a corrida, fazendo de conta que não tem o mapa/roteiro e gostaria de ver.

7 e 8- Com respectivos Professores Especialistas.

Todos colaboraram para uma aula agradável e responsável. Pudemos trabalhar em duplas e trios durante a maior parte do tempo.