ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

1º de abril de 2010

CEU EMEF J*, 01/04/2010 - 4ªB.


Antes da aula: muita tranquilidade pelo pátio e corredores.


Rotina:

- Oração (não obrigatória) e chamada (apenas 19 alunos presentes).

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; possibilidade de assistir um documentário sobre um grande artista norte americano falecido recentemente (agendado na tarde de ontem).

- Leitura compartilhada: "O Pequeno Príncipe" - cap. 14 (planeta do acendedor de lampiões - conversamos sobre essa profissão extinta e como era a iluminação no centro de SP - esses postes ainda existem).

- Textos: "Páscoa" e "Por que cada ano a Páscoa tem uma data diferente?" - textos integrais, impressos - uma cópia para cada aluno: http://pazeduca.pro.br/pazeduca/?p=45 (abre em nova tela). Leitura explicativa, antecedida por uma conversa contextualizada: origem pagã da festa e calculo da data (recordando de ontem), Páscoa Judaica (passagem para a liberdade, do outro lado do mar, ver no livro do Êxodo), por que e como Jesus Cristo foi crucificado (detalhes do processo, pena de morte da época, pressa em tirar da cruz, pois era a páscoa judaica - ver no Evangelho de S. João, cap. 19, vers. 31), ressurreição (passagem da morte para a vida, para quem acredita, como vários de nós), dúvidas de alunos, principais símbolos (ovo [tem uma nova vida dentro], chocolate [alegria] e coelho [tem muitos filhotes, gera muitas novas vidas]). Ficou bem claro que devemos saber as origens das datas que lembramos no calendário civil, mesmo que originárias em religiões, mesmo porque servem para todo o pais.

- Escrita e ilustração sobre o que está bom na sua vida (e não precisa mudar) e o que precisa mudar - reflexão resgatando o sentido de vida nova trazido pela Páscoa - em grupos e/ou individualmente.

- Recreio (09h15).

- Educação Física (09h35), com a professora especialista (na quadra externa).

- Orientações sobre os motivos de não irmos assistir ao "documentário": agendado às pressas (ontem à tarde), ignorou agendamento de compromisso antigo com os quartos anos (PROERD) - seria como deixar de ir a uma festa de aniversário já combinada para ir a outra (criaria problemas, constrangimentos...). Coincidentemente, uma professora de outra turma estava retornando com seus alunos e disse para nós que o vídeo não era adequado para os alunos (documentário legendado, sem muita vida) - fica muito complicado essa "coisa" de ir às pressas ao teatro/cinema só porque é dentro do CEU - as excursões nas outras escolas não eram assim, eram planejadas e organizadas com antecedência, a fim de serem trabalhadas antes e depois nas aulas (inclusive os alunos lembraram isso).

- Correção individual da lição de casa (numerais romanos) e orientação nas dúvidas.

- PROERD (11h05).

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ASPECTOS DA AULA:

Véspera de feriado: 19 alunos presentes e bem participantes.

Sobre o uso improvisado do teatro/cinema: conferir observação acima, conversada com os alunos.


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