CEU EMEF JAGUARÉ PROFESSOR HENRIQUE GAMBA, 01/06/2010 - 4ºB.
Antes da aula: como de costume, poucos alunos formam fila no momento adequado.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; regras coletivas da escola devem ser observadas e respeitadas por todos (alunos e professores), pois ninguém é mais ou menos importante, todos são iguais em direitos e deveres - esse é o princípio da democracia.
- Leitura compartilhada: "O Mágico de Oz" - Viagem em busca do Grande Oz.
- Matemática: atividades do material institucional, páginas 36 até 39 (orientações gerais, pelo professor; leitura e atividades em grupos livres) - multiplicação por um e por dois algarismos, assunto já visto há meses.
- Recreio (09h15).
- Matemática: lição de casa (multiplicação por um e dois algarismos, como no material institucional). Corrigiremos tudo (lição de classe e de casa) amanhã.
- Natureza e Sociedade (Ciências): Nutrição. Leitura em grupos das páginas 124 até 132. Orientações e dicas de pontos essenciais, pelo professor: comidas de nossa terra (indígena, portuguesa, africana e de outros povos); digestão (processo resumido e aparelho digestório, como no livro); como usamos os nutrientes; alimentação saudável. Quadro resumo dos nutrientes e respectivas funções, adaptado da página 132.
===========
ASPECTOS DA AULA:
Alguns alunos muito agitados e desinteressados da aula tentaram atrapalhar a classe, sem sucesso; conseguiram atrapalhar somente a si.
Devido a essa tentativa, deixei claro que ler e escrever foi o necessário para chegar até o quarto ano; para sair dele é necessário ler e entender o que leu, ter um mínimo de organização para não confundir hora de dever com hora de lazer, e ter iniciativa mínima de superar o mero receber tudo pronto e acabado. Não se inventa nota para o aluno, se atesta o que o aluno é capaz.
A partir de hoje o cabeçalho é opcional.
Antes da aula: como de costume, poucos alunos formam fila no momento adequado.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; regras coletivas da escola devem ser observadas e respeitadas por todos (alunos e professores), pois ninguém é mais ou menos importante, todos são iguais em direitos e deveres - esse é o princípio da democracia.
- Leitura compartilhada: "O Mágico de Oz" - Viagem em busca do Grande Oz.
- Matemática: atividades do material institucional, páginas 36 até 39 (orientações gerais, pelo professor; leitura e atividades em grupos livres) - multiplicação por um e por dois algarismos, assunto já visto há meses.
- Recreio (09h15).
- Matemática: lição de casa (multiplicação por um e dois algarismos, como no material institucional). Corrigiremos tudo (lição de classe e de casa) amanhã.
- Natureza e Sociedade (Ciências): Nutrição. Leitura em grupos das páginas 124 até 132. Orientações e dicas de pontos essenciais, pelo professor: comidas de nossa terra (indígena, portuguesa, africana e de outros povos); digestão (processo resumido e aparelho digestório, como no livro); como usamos os nutrientes; alimentação saudável. Quadro resumo dos nutrientes e respectivas funções, adaptado da página 132.
===========
ASPECTOS DA AULA:
Alguns alunos muito agitados e desinteressados da aula tentaram atrapalhar a classe, sem sucesso; conseguiram atrapalhar somente a si.
Devido a essa tentativa, deixei claro que ler e escrever foi o necessário para chegar até o quarto ano; para sair dele é necessário ler e entender o que leu, ter um mínimo de organização para não confundir hora de dever com hora de lazer, e ter iniciativa mínima de superar o mero receber tudo pronto e acabado. Não se inventa nota para o aluno, se atesta o que o aluno é capaz.
A partir de hoje o cabeçalho é opcional.
Expliquei que estamos insistindo no livro institucional de matemática pelo assunto dele ser mais complexo e cobrado nas provas oficiais; voltaremos no de língua portuguesa semana que vem.
========
Conectado com o Professor João César
Comunidade da qual a Escola faz parte - vista pelo residente local:
Projeto Paz Educa:
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==