ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

terça-feira, 30 de abril de 2013

30 de abril de 2013

Paisagem observada no Centro de Educação Unificado (CEU) Jaguaré. Foto de arquivo pessoal para os projetos de reeducação do olhar cotidiano para valorizar a vida, os momentos e o Criador: http://www.olhares.pro.br - http://www.comunidade.pro.br
___________________

4º ano B:

1- Acolhida: oração (não obrigatória), chamada e conversa sobre a aula.
2- Texto: "Diversidade".
3- Educação Física (08h30).
4- Recreio (09h15).
5- Natureza e Sociedade: alimentos na cidade de São Paulo - onde e como comprar (livro, pág. 40 e 41).
6- Sala de Leitura (11h05).
Dia sem aula: 1º de maio.

Conversamos sobre a origem da data de amanhã (Dia do Trabalho), enquanto tentativas organizadas de melhorias das condições de trabalho. Antes, a jornada de trabalho era enorme (até 16 horas por dia, sem pausas, e com a participação de crianças, que adoeciam e morriam - essas crianças não iam pra escola, luxo pra poucos na época).

Em Natureza e Sociedade lemos e conversamos sobre os hortifrutigranjeiros e como chegam até nós, via CEAGESP. Conversamos também sobre o comércio (hipermercado, supermercado, mercadinho e negócio mantido pela família em portinhas de garagem), bem como o pagamento obrigatório e invisível (que ninguém percebe) dos impostos, bem como o retorno dele para a comunidade em forma de serviços - nada é de graça, inclusive as conquistas que nossa comunidade conseguiu de forma organizada (escolas, CEU, semáforo em frente ao CEU, urbanização da Vila etc). Autoridade que não "devolve" os impostos em forma de serviços para a sociedade são praticantes de corrupção.

Registramos e lemos o texto poético "Diversidade" e retomaremos na próxima aula, para diversos trabalhos.




 www.aulanossa.pro.br || www.aulanossa.pro.br/?m=1 (versão  p/ celular)