ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

06 de agosto de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 06/08/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: Nosso Folclore - Mãe do Ouro e Mula sem Cabeça (assombrações).
4- Reescrita e ilustração (40 minutos).
5- Matemática: medidas.
6- Recreio (09h15).
7- Cartões comemorativos.
8- Recreação semanal.

DETALHES RELEVANTES.
2- O que e como teremos; importância de resolver seus próprios problemas (ou melhor: não cria-los), uma vez que não se deve interromper a aula por questões disciplinares (atrasa a aula, e os conteúdos são cobrados nas provas institucionais, independente de ter dado tempo - ou não de serem trabalhados). Trazer para as aulas somente o que for necessário, a fim de evitar problemas.

3- Dentro do Projeto Nosso Folclore, estamos seguindo a estrutura do livro de mesmo nome. No caso das assombrações, estamos lendo duas por dia. Acompanhe este projeto na página: http://pazeduca.pro.br/folclore  (hoje fixei na parede um cartaz com o cronograma, em letras mais nítidas do que o anterior).

4- Como ontem, em grupos, os alunos deram sua versão sobre essas duas assombrações, escrevendo e ilustrando (cada aluno fez a sua, dentro de seu grupo, o qual serviu de ajuda). No final todos esses trabalhos formarão os livrinhos dos alunos. Fixamos o tempo limite de 40 minutos para esta atividade, já como forma de preparação para o tempo de aula do ano que vem - todos deram conta do tempo, muitos terminaram antes.

5- 1ª PARTE: Corrigimos, coletivamente e comparadamente, a lição de casa (medidas do caderno, do lápis e do apontador: pequenas diferenças entre cadernos; diferenças maiores entre lápis e apontadores)
2ª PARTE: Cada grupo recebeu como tarefa medir algo na classe:
a) altura da porta azul.
b) largura da porta azul.
c) largura da porta de vidro.
d) altura da porta de vidro.
e) contorno azul da classe.
f) parte maior da lousa.
g) parte menor da lousa.
Após o recreio, retomamos essa atividade e verificamos que muitos grupos usaram como unidade de medida o centímetro - outros o milímetro e o metro. Então, pegamos as medidas em metros e convertemos em centímetros ("perdeu a vírgula") e em milímetros ("aumentou uma casa, um zero"). Retomaremos esse assunto na próxima aula.
Os alunos usaram a fita métrica que receberam no material - alguns usaram a régua. Expliquei, na lousa, a diferença entre os centímetros (números da régua) e os "risquinhos" entre eles (os milímetros).

7- Em grupos, cada aluno recebeu um conjunto de folhas (branca, verde e azul) para serem confeccionados cartões comemorativos.

8- No pátio; a grande maioria brincou sem problemas (pique esconde, pega pega, cobra, amarelinha e outras), mas um grupinho de meninos teimaram em usar uma bola pesada no jogo de futebol e causaram alguns acidentes e incidentes - conversaremos sobre isso na segunda feira (próxima aula).
De volta para a sala de aula (para apanhar os materiais escolares) - votos de felicidade para as famílias e ótimo fim de semana.

ASPECTOS DA AULA:

Bem participada, com os focos indisciplinares citados aula passada.  Inclusive na recreação semanal percebeu-se que o acidente com bola tornou-se incidente, na medida em que um dos meninos gritou que faria "questão de acertar a bola em quem passasse por perto" (exatas palavras dele).

Por ocasião da confecção dos cartões comemorativos ouvi algumas histórias um tanto dramáticas de alguns alunos - mas demonstraram superar esses problemas.



Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==