ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

24 de fevereiro de 2010

CEU EMEF J. , 24/02/2010 – 4ºB.

Antes da aula: alunos tranquilos pelo pátio, alguns lanchando. Percebe-se que, por falta de sinalização, os alunos se perdem ao formar filas: alguns esperam os professores, e formam fila onde encontram com os professores; outros ficam aguardando do lado de fora das classes; e tem aqueles teimosos que ficam dentro da classe. Orientei os alunos da 4ªB a não ficarem dentro da classe, nem nos corredores, por questão de segurança. Devem esperar-me no pátio, mesmo porque chego antes da hora e para o pátio me dirijo, não tem engano.

Rotina:

- Oração (não obrigatória) e chamada.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos – é um direito do aluno saber como será a aula.

- Leitura compartilhada: “Os galos dançarinos” (galos belos, mas que só queriam brigar ["como muita gente"], mesmo escutando música calma. Preocupado, o dono consultou um psicólogo, que orientou a esquentar o fundo da gaiola. “Quem não aprende pelo amor, aprende pelo calor”).

- Reescrita e ilustração (em grupos), com as costumeiras orientações: margem (para não estragar o trabalho, por ocasião da encadernação), nome, nome da leitura, data e classe.Recordamos, brevemente, as outras estórias desse livro (”Estórias de Bichos”, de Rubem Alves). Textos curtos, lidos em um dia, serão reescritos e ilustrados diariamente; em outros casos, semanalmente. Todo esse material, ao final de abril, formará os livrinhos dos alunos.

- Recreio (9h15).

- Matemática:
Tabelas e gráficos. Tema: Perfil da 4ªB – Escolas de origem (onde estudaram a maior parte de 2009).

1) Tabulação e tabela:
ESCOLA:        Nº DE ALUNOS:
Dilermando    15
Espiridião    04
Euclydes    05
Não registramos as escolas estaduais, pois a fase de matriculas delas será posterior e, portanto, não temos alunos vindos delas até o momento. Usamos o critério “ordem alfabética” para ordenar as escolas.
2) Gráfico de colunas.
Legenda:
Cada quadradinho = 01 aluno.
D = Dilermando
ES = Espiridião
EU = Euclydes

- Artes (11h05), com professora especialista – horário em constante mudança, por isso a mudança da 3ª para a 5ª aula.

- Matemática: calculo mental. Número base: 3
a) Número base vezes 10;
b) Resultado A menos número base:
c) Resultado B mais resultado A:
d) Resultado C mais número base:
Auto correção coletiva.
Para casa:
Numero base: 10
a) nº base mais ele mesmo:
b) Resultado A mais nº base:
(a lição de casa de ontem, nomes comuns e próprios, será corrigida na próxima aula, que será desse assunto).

=================
Alunos tranquilos, por vezes agitados, mas sem problemas aparentes (apenas algumas provocações pontuais entre alguns alunos/alunas adolescentes, tudo resolvido com uma conversa franca).

Todos alunos presentes (apenas um retornou à casa, pois estava muito doente).

Conforme os alunos ficavam cansados e agitados, fazíamos breves relaxamentos.

Reafirmação da reunião de pais introdutória amanhã, as 7h30.

Conforme alunos terminavam os deveres, podiam ficar no átrio externo que a sala de aula tem, retornando assim que iniciássemos próximas atividades.

Desde a reescrita até o final da aula, estivemos em grupos.

==========
Conectado com o Professor João César:

http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.

http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.

Follow  profjoao on Twitter MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.

Projeto Paz Educa.
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010