ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "A vaidade" (Fábula de Esopo).
4- Matemática: medidas.
5- Recreio (09h15).
6- Educação Física (09h35).
7- Vídeo no Teatro do CEU.
Dia 02/12: Provas finais.
Rotina prevista - e cumprida (25/11/2010). Arquivo pessoal.
DETALHES RELEVANTES:
2- O que e como teremos.
3- Fábula de Esopo: "A vaidade" - o pavão, não contentando-se em abrir sua plumagem de tempos em tempos, discursava mostrando-se o mais belo. Recordamos sobre Esopo e as fábulas.
4- Matemática: medidas lineares (perímetro) e de área (metro quadrado). Definição, exemplo, atividades e auto correção.
6- Com Professor Especialista.
7- Video infantil exibido no Teatro do CEU: "Cachinhos Dourados e os 3 Ursos - O Reality Show".
Sinopse:
Cachinhos Dourados (Jamie Lynn Spears) é uma repórter televisiva afetada que vive tendo chiliques. Ela agora apresenta um reality show que realiza uma reforma radical na casa de seus participantes. Seu próximo alvo é a família Urso, formada por Mac (Tom Arnold), Ruby (Brooke Shields) e Junior (Coton Parsons), cuja casa está caindo aos pedaços. Só que eles não se importam nem um pouco com as aparências, o que os coloca em choque com os planos da apresentadora.
ASPECTOS DA AULA:
Bem participada, com responsabilidade.
Continuamos a conversar, brevemente, sobre a diferença entre brincadeiras e bullying, a partir do seguinte cartaz, posto na parede:
Cartaz fixado na parede da classe, mostrando que brincadeira é muito diferente do bullying. "E ai, o que você prefere? A decisão é tua!" - é a questão colocada. Arq. Pessoal.
Conteúdo do cartaz:
BRINCADEIRA ≠ BULLYING
BRINCADEIRA:
- Todos se divertem do mesmo jeito.
- Ninguém se diverte com prejuízo ao outro.
- Todos se divertem do mesmo jeito.
- Ninguém se diverte com prejuízo ao outro.
BULLYING:
- A diversão de um prejudica o outro.
- Provocar, ameaçar, pegar as coisas dos outros, ofender, agredir, invadir espaço e privacidade.
- A diversão de um prejudica o outro.
- Provocar, ameaçar, pegar as coisas dos outros, ofender, agredir, invadir espaço e privacidade.
O QUE ACONTECE COM OS ENVOLVIDOS:
1)Conversa com os envolvidos.
2)Conversa com os familiares.
Nessas duas etapas, 70% dos problemas são resolvidos.
Palavras chaves: diálogo, respeito.
Palavras chaves: diálogo, respeito.
Nos 30% não resolvidos, autoridades externas ao ambiente escolar tomam as decisões, na forma da lei:
3)Medidas socioeducativas (acompanhamento psicológico, médico, social, pedagógico e jurídico aos envolvidos e familiares).
4)Prestação de serviços comunitários.
5)Internação ou Liberdade Assistida.
E ai, o que você prefere?
A decisão é tua!
A decisão é tua!
Proposta de leitura compartilhada:
“Bela”, de Julio Emilio Braz (Paulinas Editora). Narra a história de uma garota que era admirada por muitos e invejada por alguns. Como era constantemente provocada por uma colega invejosa e a tragédia que ocorreu por causa dessas provocações.
“Bela”, de Julio Emilio Braz (Paulinas Editora). Narra a história de uma garota que era admirada por muitos e invejada por alguns. Como era constantemente provocada por uma colega invejosa e a tragédia que ocorreu por causa dessas provocações.
Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==