ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

11 de agosto de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 11/08/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: Nosso Folclore - Iara e Bicho Tutu (assombrações).
4- Reescrita e ilustração - em duplas ou trios. Duração: 40 minutos.
5- Atividades diferenciadas no lugar de informática (08h30).
6- Recreio (09h15).
7- Matemática: correção da lição de casa; atividades das pág. 44 até 46.
8- Artes (10h20).
9- Matemática: correção das pág. 44 e 45 (revisão de temperatura, multiplicação e figuras geométricas); lição de casa (pag. 47 e 48).
AMANHÃ: TRAZER LIVRO DE MATEMÁTICA.


DETALHES RELEVANTES:


2- O que e como teremos; problemas disciplinares localizados, que prejudicam a classe como um todo.

3- Dentro do Projeto Nosso Folclore, estamos seguindo a estrutura do livro de mesmo nome. No caso das assombrações, estamos lendo duas por dia. Acompanhe este projeto na página: http://pazeduca.pro.br/folclore

4- Como nas aulas anteriores, os alunos deram sua versão sobre essas duas assombrações, escrevendo e ilustrando (cada aluno fez a sua, dentro de seu grupo, o qual serviu de ajuda). No final todos esses trabalhos formarão os livrinhos dos alunos. Fixamos o tempo limite de 40 minutos para esta atividade, já como forma de preparação para o tempo de aula do ano que vem. Hoje delimitamos grupos de duas ou três pessoas - caso todos os integrantes do grupo tenham bom nível de relacionamento e colaboração, pode-se formar com até quatro alunos.

5- Essas atividades foram desenvolvidas pelo Professor de Educação Física, em sala de aula.

7- Aproveitamos e conversamos sobre a unidade de medida de temperatura (Grau Celsius - porque tem esse nome = homenagem ao cientista - tem a foto dele no livro), sobre temperatura média do corpo humano e perigos quando sobe ou abaixa muito (faixa ideal: 36,5ºC até 37ºC) e cuidados quando o termômetro quebra (o mercúrio é altamente tóxico, deve-se jogar no lixo e lavar bem as mãos imediatamente, evitando que o mercúrio penetre na pele).

8- Com o Professor Especialista.

9- Conclusão do item 7, acima.

ASPECTOS DA AULA:

Bem participada, apesar dos costumeiros focos de indisciplina. 

A classe como um todo esteve de parabéns por ocasião da participação positiva na aula de matemática (fazendo os deveres, expondo suas dúvidas e pontos de vista) - e isto foi bem colocado em destaque a fim de que siva de estimulo e bom exemplo.
Frase minha constantemente lembrada:  

Obrigação não se negocia, se cumpre. Outras coisas podemos negociar - falei ha pouco p/ os alunos. 
(postada no Twitter). 

Lição e aula são obrigações nossas, como alimentar a criança é obrigação da família - essas são obrigações que não se devem deixar para depois - o resto pode-se negociar tranquilamente.


Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==