ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

05 de outubro de 2009

Mapa do Brincar => Projeto que envolveu mais de 10.000 crianças do Brasil todo, resgatando as brincadeiras populares.

Brincadeiras com áudio, fotos, imagens e descrições.

Acesse (abre em nova tela):

http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/



=================
Emef. M. E. R., 4ºB, 05/10/2009.


ANTES DA AULA:
Alunos brincando alegremente pelos pátios e pela quadra, sem problemas aparentes.

NA CLASSE:
Recebemos a lousa de trás apenas com as mesmas inscrições da aula passada; a da frente estava praticamente apagada, com pequenos vestígios (aparentemente algum aluno apagou a lousa).

Rotina (registrada antes da oração):

- Oração (não obrigatória) ou silêncio.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos (em alguns momentos faremos duplas e trios, como de costume).

- Sala de leitura - segundo atendimento (14h15): por um lapso meu, esqueci completamente de programar esta atividade na rotina (desculpei-me com os alunos, com o inspetor que veio buscar a turma e com a professora).

- Leitura compartilhada: "A raiva mata" (sobre os pensamentos ruins que emitimos para vingar os outros: não acertam o alvo, ficam conosco, causando-nos problemas, como o menino que jogou carvão: sujou mais a si, do que ao alvo). Conversa sobre a leitura, que vem pela mesma linha de texto lido anteriormente: "Deixa a raiva secar" (comparava o momento de raiva à lama na roupa: se retirada na hora, faria mais sujeira; depois de seca, a remoção é mais fácil).

- Chamada, ajudante do dia e início das atividades da página 102 do livro de Português (verificação de um diálogo e uso das diferentes formas do "porque") - tudo oralmente.

- Recreio.

- Português:
1ª Parte: Diálogos (balões em HQ, travessão no texto escrito => indicam falas de personagens).
2ª Parte: Uso do porque, por que, porquê e por quê (este último não estava no livro). Demos ênfase mais em: por que (em perguntas) e porque (em respostas); porquê e por quê (acentuados), vem sempre nas expressões explicativas: o porquê (respostas), o por quê (em determinadas perguntas). Atividade do livro (pag. 102), com um diálogo a ser completado com os diferentes "porquês".

- Matemática: lição de casa (transformar frações em numerais decimais).

- Educação Física (17h35), com professor especialista.

AMANHÃ: TRAZER LIVRO DE CIÊNCIAS.
AMANHÃ: teremos recreação semanal, correspondente à de sexta feira (que não teve).

=============
FICOU PARA AMANHÃ:
- Retomar matemática.
- Fazer os livrinhos (com mais tempo do que hoje).
O ajudante de hoje ficou par amanhã.

Na conversa inicial de hoje:
Iniciei o empréstimo, por ordem de chamada, do DVD "Kiriku e a Feiticeira" (amplamente trabalhado na escola, em anos anteriores, com todas as turmas).
Semana que vem voltaremos com a leitura de livros trazidos por alunos - em ordem de chamada (caso falte, não traga o livro ou não queira, entrarei com um texto meu naquele dia).
Divulguei link, via blog aulanossa.blogspot, do mapa do brincar, brilhante coleção de brincadeiras folclóricas.



Aula relativamente tranquila, com momentos isolados de agitação.
Tomei a iniciativa de conversar, em particular, com algumas alunas ora praticantes, ora vítimas de bullying - chegamos a ótimos combinados (nada como uma conversa sincera para resolver problemas).

Algumas alunas se incomodaram com as lousas escritas, e apagaram ambas no fim da aula de hoje (antes mesmo que eu apagasse a lição de hoje).
============
Consulte o índice à esquerda ("Arquivos") para acessar outros dias de aula.

Conectado com o Professor João César:

http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César - São Paulo (SP) - Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.

http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.