ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

segunda-feira, 17 de junho de 2013

17 de junho de 2013

Festa Junina no CEU Jaguaré, em 15/06/2013, com participação de educadores, alunos e seus familiares. Quem não veio não faz ideia do que perdeu. Agora, só ano que vem!
____________________
4º ano A, das 07h00 até as 08h30:

1- Acolhida, como de costume.
2- Conversa sobre Festa Junina (origem, comida e danças).
3- Festa Junina: alimentos (quadro, a partir de sugestões dos alunos - ver foto da lousa).

Conversamos sobre Festa Junina:

  • Origem (festejar a natureza, depois os santos católicos do mês de junho, dai o nome "juninas").
  • Comidas típicas, derivadas da batata, do amendoim e do milho (alimentos em abundância nesta época). Outros alimentos foram incorporados, de acordo com as culturas (por exemplo: pizza, nas comunidades de origem italiana).
  • Danças: origem da quadrilha e adaptação no território brasileiro; música caipira e de raiz (de origem); outros ritmos que não tem a menor relação com a tradição cultural junina, que devem ser, por isso, reservados para outros tipos de festas; danças autênticas em nossa festa da escola ("Festa do Interior", dançada pelos quartos anos; " Quadrilha", pelos terceiros anos; "Forró", pelas 7ª e 8ª séries - se bem que não é um ritmo junino, mas faz parte da tradição cultural brasileira, a partir do Nordeste).
  • Não confundir festa com bagunça. Festa = ambiente gostoso, com participação das famílias como, por exemplo, em nossa festa e na quermesse. Bagunça = divertimento de poucos, transtorno para muitos, como aconteceu do lado de fora da quermesse.


4º ano C, das 08h30 até as 10h20, com pausa para o recreio (das 09h15 até as 09h35):

1- Acolhida, como de costume.
2- Conversa sobre Festa Junina (origem, comida e danças).
3- Festa Junina: alimentos (quadro, a partir de sugestões dos alunos - ver foto da lousa).

Conversamos sobre Festa Junina:

  • Origem (festejar a natureza, depois os santos católicos do mês de junho, dai o nome "juninas").
  • Comidas típicas, derivadas da batata, do amendoim e do milho (alimentos em abundância nesta época). Outros alimentos foram incorporados, de acordo com as culturas (por exemplo: pizza, nas comunidades de origem italiana).
  • Danças: origem da quadrilha e adaptação no território brasileiro; música caipira e de raiz (de origem); outros ritmos que não tem a menor relação com a tradição cultural junina, que devem ser, por isso, reservados para outros tipos de festas; danças autênticas em nossa festa da escola ("Festa do Interior", dançada pelos quartos anos; " Quadrilha", pelos terceiros anos; "Forró", pelas 7ª e 8ª séries - se bem que não é um ritmo junino, mas faz parte da tradição cultural brasileira, a partir do Nordeste).
  • Não confundir festa com bagunça. Festa = ambiente gostoso, com participação das famílias como, por exemplo, em nossa festa e na quermesse. Bagunça = divertimento de poucos, transtorno para muitos, como aconteceu do lado de fora da quermesse.

4º ano B, as 10h20, no lugar de Inglês (sem fotos): Conversa sobre a Festa Junina:

  • Origem (festejar a natureza, depois os santos católicos do mês de junho, dai o nome "juninas").
  • Comidas típicas, derivadas da batata, do amendoim e do milho (alimentos em abundância nesta época). Outros alimentos foram incorporados, de acordo com as culturas (por exemplo: pizza, nas comunidades de origem italiana).
  • Danças: origem da quadrilha e adaptação no território brasileiro; música caipira e de raiz (de origem); outros ritmos que não tem a menor relação com a tradição cultural junina, que devem ser, por isso, reservados para outros tipos de festas; danças autênticas em nossa festa da escola ("Festa do Interior", dançada pelos quartos anos; " Quadrilha", pelos terceiros anos; "Forró", pelas 7ª e 8ª séries - se bem que não é um ritmo junino, mas faz parte da tradição cultural brasileira, a partir do Nordeste).
  • Não confundir festa com bagunça. Festa = ambiente gostoso, com participação das famílias como, por exemplo, em nossa festa e na quermesse. Bagunça = divertimento de poucos, transtorno para muitos, como aconteceu do lado de fora da quermesse.
4º ano B, as 11h05 (sem fotos): Informática.




 www.aulanossa.pro.br || www.aulanossa.pro.br/?m=1 (versão  p/ celular)