CEU EMEF J*, 06/04/2010 - 4ºB.
Antes da aula: alunos brincavam sem problemas; formaram filas no momento oportuno.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos.
- Leitura compartilhada: "O Pequeno Príncipe" - cap. 16, 17 e 18 (primeiras experiências do Pequeno Príncipe no planeta Terra: diálogo com a serpente e com a flor - "entre homens também sente-se só"; "os homens não têm raízes, o vento os leva").
- Escrita e ilustração sobre as visitas do Pequeno Príncipe aos planetas (em grupos), antecedida de recordação coletiva e registro na lousa, para facilitar o trabalho. Motivo que o levou a essa viagem (briga com sua flor); planetas visitados e quem estava neles:
1º Planeta = rei = dava ordens possíveis;
2º planeta = vaidoso = escuta somente elogios;
3º planeta = bêbado = bebe por ter vergonha de beber;
4º planeta = empresário = dono das estrelas;
5º planeta = acendedor de lampião = fiel ao regulamento;
6º planeta = geografo = anotava somente coisas eternas (que não muda); como a flor do Pequeno Príncipe é efêmera (pode desaparecer brevemente), surgiu o remorso em ter abandonado-a, dai a sugestão de visitar o planeta Terra, para aprender algo mais.
- Recreio (09h15).
- Conclusão da escrita e ilustração (em grupos).
- Natureza e Sociedade (Geografia): O Jaguaré em São Paulo:
(uso e comparação entre mapas do Jaguaré e de São Paulo - retomaremos nas próximas aulas)
Antes da aula: alunos brincavam sem problemas; formaram filas no momento oportuno.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos.
- Leitura compartilhada: "O Pequeno Príncipe" - cap. 16, 17 e 18 (primeiras experiências do Pequeno Príncipe no planeta Terra: diálogo com a serpente e com a flor - "entre homens também sente-se só"; "os homens não têm raízes, o vento os leva").
- Escrita e ilustração sobre as visitas do Pequeno Príncipe aos planetas (em grupos), antecedida de recordação coletiva e registro na lousa, para facilitar o trabalho. Motivo que o levou a essa viagem (briga com sua flor); planetas visitados e quem estava neles:
1º Planeta = rei = dava ordens possíveis;
2º planeta = vaidoso = escuta somente elogios;
3º planeta = bêbado = bebe por ter vergonha de beber;
4º planeta = empresário = dono das estrelas;
5º planeta = acendedor de lampião = fiel ao regulamento;
6º planeta = geografo = anotava somente coisas eternas (que não muda); como a flor do Pequeno Príncipe é efêmera (pode desaparecer brevemente), surgiu o remorso em ter abandonado-a, dai a sugestão de visitar o planeta Terra, para aprender algo mais.
- Recreio (09h15).
- Conclusão da escrita e ilustração (em grupos).
- Natureza e Sociedade (Geografia): O Jaguaré em São Paulo:
(uso e comparação entre mapas do Jaguaré e de São Paulo - retomaremos nas próximas aulas)
*Localização do Jaguaré no mapa de São Paulo;
*Regiões de São Paulo: norte sul,leste, oeste e central;
*Zona urbana (construções) e zona rural (natureza);
*Legenda do mapa de São Paulo;
*Verificação, em grupos, dos principais elementos do mapa.
- Matemática: noções de numerais romanos (conclusão, como representar valores superiores a três mil e correção da lição de casa). Lição de casa: situação problema, retomando a multiplicação/adição -assunto da aula de amanhã.
- Atividades livres, conforme alunos terminavam os deveres: com R.R. (respeito e responsabilidade).
==============
ASPECTOS DA AULA:
Bem participada, sem problemas.
Poucas ausências (apenas quatro), levando-se em conta o tempo muito chuvoso e frio desde a véspera.
Nenhum problema no pós recreio (filas, comida, banheiro e água).
==============
CALENDÁRIO DE PROVAS - 4ºB - ABRIL DE 2010 - 1º BIMESTRE:
MATEMÁTICA => 20/04 (3ª feira) - antes do recreio.
Assuntos: adição, subtração, multiplicação, situação problema, numerais (leitura, escrita, casas decimais), numerais ordinais, gráficos/tabelas.
PORTUGUÊS => 20/04 (3ª feira) - depois do recreio.
Assuntos: interpretação de texto, tipos de palavras (substantivo, adjetivo e verbo), tipos de textos (jornalístico/poético), escrita de texto.
NATUREZA E SOCIEDADE => 21/04 (4ª feira) - antes do recreio.
Assuntos (poderá consultar o caderno e os mapas): nutrição (alimentação), uso racional da água, Jaguaré (dados históricos e localização), o Jaguaré em São Paulo.
Aluno que estiver ausente nessas datas deverá providenciar justificativa por escrito, para poder agendar novas datas. As provas não determinarão aprovação/retenção ou pontuação, mas servem de base para saber como os alunos estão, juntamente com outros instrumentos avaliativos. São momentos formais de avaliação, por isso devem ser levados à sério. Não são provas institucionais, mas instrumentos internos de avaliação.
*Regiões de São Paulo: norte sul,leste, oeste e central;
*Zona urbana (construções) e zona rural (natureza);
*Legenda do mapa de São Paulo;
*Verificação, em grupos, dos principais elementos do mapa.
- Matemática: noções de numerais romanos (conclusão, como representar valores superiores a três mil e correção da lição de casa). Lição de casa: situação problema, retomando a multiplicação/adição -assunto da aula de amanhã.
- Atividades livres, conforme alunos terminavam os deveres: com R.R. (respeito e responsabilidade).
==============
ASPECTOS DA AULA:
Bem participada, sem problemas.
Poucas ausências (apenas quatro), levando-se em conta o tempo muito chuvoso e frio desde a véspera.
Nenhum problema no pós recreio (filas, comida, banheiro e água).
==============
CALENDÁRIO DE PROVAS - 4ºB - ABRIL DE 2010 - 1º BIMESTRE:
MATEMÁTICA => 20/04 (3ª feira) - antes do recreio.
Assuntos: adição, subtração, multiplicação, situação problema, numerais (leitura, escrita, casas decimais), numerais ordinais, gráficos/tabelas.
PORTUGUÊS => 20/04 (3ª feira) - depois do recreio.
Assuntos: interpretação de texto, tipos de palavras (substantivo, adjetivo e verbo), tipos de textos (jornalístico/poético), escrita de texto.
NATUREZA E SOCIEDADE => 21/04 (4ª feira) - antes do recreio.
Assuntos (poderá consultar o caderno e os mapas): nutrição (alimentação), uso racional da água, Jaguaré (dados históricos e localização), o Jaguaré em São Paulo.
Aluno que estiver ausente nessas datas deverá providenciar justificativa por escrito, para poder agendar novas datas. As provas não determinarão aprovação/retenção ou pontuação, mas servem de base para saber como os alunos estão, juntamente com outros instrumentos avaliativos. São momentos formais de avaliação, por isso devem ser levados à sério. Não são provas institucionais, mas instrumentos internos de avaliação.
==========
Conectado com o Professor João César:
http://aulanossa.blogspot.com/ = Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas. Também disponível em http://www.aulanossa.pro.br/
http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.
MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.
Projeto Paz Educa.
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010***
ATENÇÃO - sobre uso das fotos eventualmente postadas aqui (hospedadas no Flickr): Uso apenas didático, de divulgação pedagógica, interditados todos os outros. Imagens editadas, para assegurar a privacidade dos alunos (Constituição Federal: art. 5º; Estatuto da Criança e do Adolescente: art. 17º). Preservação da identidade da escola e do professor, de acordo com a lei municipal 8989/79.
=====|||||=====