ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

21 de julho de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 21/07/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "O Eclipse do Sol".
4- Natureza e Sociedade: Meios de Comunicação.
5- Informática na brinquedoteca (08h30).
6- Recreio (09h15).
7- Matemática: revisão (problemas envolvendo +,-,X e :).
8- Artes (10h20).
9- Finalização das atividades/Momento livre.

DETALHES RELEVANTES:
2- Retomada da conversa de ontem (sobretudo a comparação entre os semestres de aula com os tempos do jogo de futebol, da classe com o time - no que diz a ações coletivas que afetam a todos), pois muitos faltaram à aula e precisam saber sobre este semestre. O que e como teremos. Cuidados com a comunicação e a convivência, bullying e ciberbullying.

3- "O Eclipse do Sol": texto disponível em http://salvemaria.sites.uol.com.br/sol.htm (abre em nova tela).

4- A partir da leitura compartilhada e respectiva conversa coletiva, resgatamos exemplos de comunicação com problemas (desde a brincadeira do telefone sem fio até as grandes brigas que ocorrem por problemas de comunicação) e cada aluno (em grupo opcional) relatou sua experiência sobre essas falhas na comunicação e suas consequências. Lembramos também que o maior meio de comunicação é a palavra, e esta pode ser bem ou mal usada, inclusive na TV (que vem dando muito destaque a dois assassinatos envolvendo famosos, como se nada mais estivesse acontecendo, como por exemplo, o aniversário de vinte anos do Estatuto da Criança e do Adolescente).

5- Como não há professor de informática, esta aula vem ocorrendo com atividades na ludoteca (brinquedoteca). A Professora responsável pelo espaço está iniciando um processo de construção de regras coletivas para a ludoteca, a fim de que seja bem utilizada e conservada por todos - professores das salas de aula também estão colaborando, pois é uma construção que envolve a escola toda.

7- Problemas práticos envolvendo as operações fundamentais. Antes, auto correção da lição de casa de ontem.

8- Com o Professor Especialista.

9- Auto correção dos problemas. Lição de casa (problema envolvendo divisão). Conforme terminavam o registro, os alunos ficaram em atividades livres no solário.

ASPECTOS DA AULA:

Na entrada, a maior parte dos alunos formou fila adequadamente, com tranquilidade.

Aula muito tranquila e bem participada.

Após o recreio, nenhum problema de atrasos, nem de indisciplina. Apenas dois alunos estiveram querendo "exclusividades de comportamento", pensando que sua representatividade nos Conselhos Escolares os fazem mais importantes do que os outros alunos (mas tudo resolvido no diálogo).

Todos receberam elogios por colaborarem coletivamente com as aulas.

Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==