ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

04 de setembro de 2009

Emef. Mal. E. R., 4ºB, 04/09/2009.

Os alunos, na hora da entrada, estavam extremamente agitados e confinados apenas no pátio interno, uma vez que o tempo estava chuvoso.

Recebemos ambas as lousas escritas: a de trás, com pichações pequenas; a da frente, com uma simpática cruzadinha, que aparentemente retoma e fixa conteúdos de sala de aula (8ª série).

Nosso armário estava com a retirada de um pequeno pedaço de fita adesiva que eu havia colocado, há meses, sobre uma minúscula pichação.

Antes do registro da rotina, e após a oração (não obrigatória), procedemos sobre as duplas definitivas para a aula de informática, conforme combinamos ontem. Foi muito rápido, pois eu já havia citado essa necessidade há uma semana atrás - e hoje a classe já estava previamente organizada: primeiramente, convidei as duplas já certas a escreverem seus nomes em pedaços de papel (a maioria); quem ainda não tinha dupla, pode sair do lugar para conbinar - tudo deu certo.

Logo após, decidimos sobre a continuidade das oficinas de ontem. Eu argumentei que hoje haveria pouco tempo, e sugeri terça feira, com mais tempo; alguém sugeriu quinta feira. Puzemos em votação. Ganhou a proposta de terça feira.

Finalmente, falei sobre a organização em fila, para nossa segurança e tranquilidade (dei exemplo do ônibus).

Rotina:

- Oração (não obrigatória).

- Montagem de duplas (ver acima).

- Conversa sobre a aula (chamada) - ver acima.

- Informática (14h15).

- Conversa sobre a aula (conclusão, ajudante do dia, critérios de grupos).

- Leitura compartilhada: Projeto Nosso Folclore - Adivinhas.

- Reescrita e ilustração (em grupos): podia-se escolher duas ou mais das lidas, ou mesmo registrar outras conhecidas.

- Recreio.

- Conclusão da reescrita.

- Matemática: auto correção da lição de casa.

- História: breve texto sobre a independência do Brasil (vide foto) - texto resumido e adaptado do site "http://www.suapesquisa.com/independencia/".
Falei sobre a versão mais informal, aceita por certos historiadores (Dom Pedro voltando da casa da Marquesa de Santos, recebeu cartas de seu pai quando estava a caminho de São Paulo; como bom português deve ter pronunciado belos palavrões, interpretados pelos presentes como grito de independência).



- Geografia: leitura e conclusão do texto "O mapa é um documento" (pag. 30).

- Recreação semanal: de inicio muito tumultuada; após organização em grupos e proposta de desenhos livres, mais tranquila.

- Encerramento, votos de bom fim de semana a alunos e familiares.

============
Alunos extremamente agitados, sobretudo após o recreio, criando atrasos à aula, mas sem comprometimentos graves. Boa parte da classe soube ficar "na sua", sem conivência com os agitados.
===========
http://aulanossa.blogspot.com/

=========
Link de reportagem sobre os lugares da independência, que citei no cometário abaixo:

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1292968-5605,00-VEJA+COMO+ESTAO+OS+PONTOS+HISTORICOS+DO+DE+SETEMBRO+EM+SP.html