Os alunos, na hora da entrada, estavam extremamente agitados e confinados apenas no pátio interno, uma vez que o tempo estava chuvoso.
Recebemos ambas as lousas escritas: a de trás, com pichações pequenas; a da frente, com uma simpática cruzadinha, que aparentemente retoma e fixa conteúdos de sala de aula (8ª série).
Nosso armário estava com a retirada de um pequeno pedaço de fita adesiva que eu havia colocado, há meses, sobre uma minúscula pichação.
Antes do registro da rotina, e após a oração (não obrigatória), procedemos sobre as duplas definitivas para a aula de informática, conforme combinamos ontem. Foi muito rápido, pois eu já havia citado essa necessidade há uma semana atrás - e hoje a classe já estava previamente organizada: primeiramente, convidei as duplas já certas a escreverem seus nomes em pedaços de papel (a maioria); quem ainda não tinha dupla, pode sair do lugar para conbinar - tudo deu certo.
Logo após, decidimos sobre a continuidade das oficinas de ontem. Eu argumentei que hoje haveria pouco tempo, e sugeri terça feira, com mais tempo; alguém sugeriu quinta feira. Puzemos em votação. Ganhou a proposta de terça feira.
Finalmente, falei sobre a organização em fila, para nossa segurança e tranquilidade (dei exemplo do ônibus).
Rotina:
- Oração (não obrigatória).
- Montagem de duplas (ver acima).
- Conversa sobre a aula (chamada) - ver acima.
- Informática (14h15).
- Conversa sobre a aula (conclusão, ajudante do dia, critérios de grupos).
- Leitura compartilhada: Projeto Nosso Folclore - Adivinhas.
- Reescrita e ilustração (em grupos): podia-se escolher duas ou mais das lidas, ou mesmo registrar outras conhecidas.
- Recreio.
- Conclusão da reescrita.
- Matemática: auto correção da lição de casa.
- História: breve texto sobre a independência do Brasil (vide foto) - texto resumido e adaptado do site "http://www.suapesquisa.com/independencia/".
Falei sobre a versão mais informal, aceita por certos historiadores (Dom Pedro voltando da casa da Marquesa de Santos, recebeu cartas de seu pai quando estava a caminho de São Paulo; como bom português deve ter pronunciado belos palavrões, interpretados pelos presentes como grito de independência).
- Geografia: leitura e conclusão do texto "O mapa é um documento" (pag. 30).
- Recreação semanal: de inicio muito tumultuada; após organização em grupos e proposta de desenhos livres, mais tranquila.
- Encerramento, votos de bom fim de semana a alunos e familiares.
============
Alunos extremamente agitados, sobretudo após o recreio, criando atrasos à aula, mas sem comprometimentos graves. Boa parte da classe soube ficar "na sua", sem conivência com os agitados.
===========
http://aulanossa.blogspot.com/
=========
Link de reportagem sobre os lugares da independência, que citei no cometário abaixo:
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1292968-5605,00-VEJA+COMO+ESTAO+OS+PONTOS+HISTORICOS+DO+DE+SETEMBRO+EM+SP.html