CEU EMEF JAGUARÉ, 24/09/2010 - 4ºB.
ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho", cap. 8 e 9.
4- Matemática: gráficos e tabelas.
5- Português: mural de noticias - continuação dos textos.
6- Recreio (09h15).
7- Natureza e Sociedade (Geografia): Continentes do Planeta e Regiões do Brasil.
8- Recreação semanal no pátio (11h05).
2ª feira: trazer livro de Matemática.
ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho", cap. 8 e 9.
4- Matemática: gráficos e tabelas.
5- Português: mural de noticias - continuação dos textos.
6- Recreio (09h15).
7- Natureza e Sociedade (Geografia): Continentes do Planeta e Regiões do Brasil.
8- Recreação semanal no pátio (11h05).
2ª feira: trazer livro de Matemática.
Rotina Prevista - 24/09/2010. Arquivo Pessoal.
DETALHES RELEVANTES:
2- O que e como teremos. Estamos cada vez melhores e precisamos mostrar isso a todos, com nossas atitudes positivas.
3- Reinações de Narizinho, capítulos 8 e 9, correspondentes à segunda parte do livro. As jabuticabas e o enterro da vespa.
4- Recordamos gráficos e tabelas, com o tema: "quantidade de meninos e meninas na 4ªB". Montamos o gráfico de colunas e comentamos sobre outros. Um aluno lembrou do gráfico comparativo nas pesquisas eleitorais e outros.
5- Os alunos continuaram os textos escritos em grupos ontem. Espontaneamente, muitos grupos tiveram a iniciativa de entrevistar vários segmentos da escola. Continuamos com essa atividade após o recreio. Levantamento dos assuntos que cada grupo transformou em noticias (hoje, rascunho; semana que vem, edição definitiva):
- Brincadeiras e lições;
- Tudo sobre futebol;
- Melhora da classe;
- Nossa escola é a melhor;
- Entrevista com funcionários;
- Mudança da 4ª série B;
- Futebol, a paixão nacional;
- Melhorar a escola;
- Os problemas da sala de aula.
Mural de Notícias: descrição das etapas e assuntos levantados pelos grupos a fim de serem transformados em matérias jornalísticas. Arquivo Pessoal.
7- Breve registro escrito, a ser retomado na próxima aula (continentes e regiões).
8- No pátio, sem qualquer tipo de problema.
ASPECTOS DA AULA:
Bem participada, sem o menor tipo de problema. Todos estiveram envolvidos em todas as atividades.
A leitura compartilhada, com a obra de Monteiro Lobato (Reinações de Narizinho) propicia momentos de grande interesse em toda a classe. Muitos solicitam a continuação da leitura dos capítulos seguintes. Até mesmo os alunos que causavam algum tipo de problema param e prestam muita atenção.
Estamos continuando o trabalho de escrita de texto jornalístico para montarmos nosso painel de noticias da classe, nosso mural. Um grupo de meninas teve a idéia (ontem) de entrevistar funcionários. Hoje continuaram e vários outros grupos seguiram essa mesma idéia, entrevistando direção, funcionários, professores e alunos de outras classes. E pretendem continuar, semana que vem, com outros segmentos do CEU, inclusive com os vigias. Fiquei de consultar/agendar isso com a Gestão semana que vem.
A qualidade dos assuntos levantados em cada grupo, tranformados em matéria jornalística e verificadas por meio de entrevistas mostram que a classe está a fim de mostrar o lado brilhante que tem.
E mais: na recreação semanal ninguém, ninguém mesmo, causou qualquer tipo de problema - todos brincaram com muita calma, respeito e tranquilidade.
Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==