ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

28 de novembro de 2011


Rotina prevista (28/11/2011), modificada de acordo com o que ocorreu. Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!


CEU EMEF JAGUARÉ, 28/11/2011 - 4º ano B, sala 08.


FRASE DA SEMANA: "A vida é o presente de Deus para nós. O que fazemos dela é o nosso presente para Deus" (Dom Bosco).
Rotina (modificada, de acordo com o que ocorreu):
1- Acolhida.
2- Educação Física (07h45).
3- Leitura: "O Guarda Chuva Amarelo".
4- Recreio (09h15).
5- Cálculo de quanto tempo perdemos com indisciplina.
6- Natureza e Sociedade (Ciências): Projeto "Saberes e Sabores" - texto sobre jabuticabeira.

TOME NOTA DE NOSSO CALENDÁRIO:
29/11: Prova de Matemática.
30/11: Prova de Natureza e Sociedade (Projeto Saberes e Sabores).
01/12: Prova de Português e Leitura.
02/12 até 05/12: Organização dos Livrinhos e demais materiais.

DETALHES:



1- Bom dia, oração (não obrigatória), conversa sobre a aula (combinados, o que e como teremos, finalização do ano escolar) e sacolinha do Projeto "Lendo em Família".




2- Com o Professor Especialista.




3- Retomada do texto "O Guarda Chuva Amarelo", na tentativa de melhorar os relacionamentos e convivência, espalhando alegria.
Link do vídeo acima, acessado em 28/11/2011: http://youtu.be/ki_OqqApLmQ
Acesse o texto inteiro, com o vídeo narrativo: http://www.aulanossa.pro.br/p/amarelo.html 
4- Recreio.



5- Cálculo do tempo que perdemos diariamente após o recreio por causa de problemas não resolvidos no local: mínimo de 15 minutos diários, mais de uma hora semanal e o equivalente a um dia de aula no mês. Isso reflete na qualidade e no conteúdo que deveria ser trabalhado integralmente em aula, com prejuízos a todos.



6-  Trabalhamos dentro do Projeto Saberes e Sabores um texto sobre a jabuticabeira, já em preparação para a prova, no esquema da foto abaixo:
Revemos, a partir do texto, conteúdos já trabalhados: medidas, trópicos e paralelos, vitaminas, nutrição etc.