ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

quarta-feira, 10 de março de 2010

10 de março de 2010

CEU EMEF J*, 10/03/2010 - 4ºB.

Antes da aula: alunos brincavam no pátio, sem problemas (como sempre).


Rotina:
Rotina Prevista (10-03-2010) já com os cortes do que não daria tempo
Rotina prevista, já com as atividades que não dariam tempo riscadas.


- Oração (não obrigatória) e chamada.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; cuidar para que as brincadeiras não causem acidentes e sustos nos outros (isto porque uma certa brincadeira causou certo pânico ontem em alguns alunos - não proibi, apenas orientei a tomar cuidado, pois confio no bom senso da classe); aula de informática ainda não é no laboratório de informática porque estamos aguardando o professor concluir o curso de capacitação, bem como a Escola receber autorização para usar computadores com acesso à internet (coisas de escola nova).

- Leitura compartilhada: "Com licença? Aprendendo sobre CONVIVÊNCIA" (Coleção Valores).

- Reescrita e ilustração a partir de uma experiência (positiva ou não) que o aluno teve sobre conviver com alguém - esse material formará nossos livrinhos - esta atividade foi em grupos, como de costume.

- Informática (08h30), na brinquedoteca.

- Recreio (09h15)

- Conclusão da reescrita já citada.

- Música "Na loja do Mestre André": canto e coreografia.

- Artes (10h20), com a professora especialista.

- Entrega e apreciação do kit de livros literários aos alunos.

- Matemática: correção da lição de casa (ordem crescente de numerais ordinais) e nova lição de casa (ordem decrescente de numerais ordinais).

- Atividades livres: conforme terminavam de registrar a lição de casa, alunos podiam ter atividades livres responsáveis - muitos optaram em ler seus novos livros no átrio externo da classe, outros brincaram calmamente no fundo da classe. Ao final, todos foram orientados a virem com roupa adequada para aula de Educação Física, para amanhã.

===========
FICOU PARA AMANHÃ (é preferível fazer o que dá tempo e com qualidade, do que forçar fazer tudo de qualquer jeito e sem qualidade):
- Atividades com a música "Na loja do Mestre André".
- Dinâmica das coisas boas de nossas aulas.

==========
ORIENTAÇÕES VERBAIS SOBRE OS LIVROS LITERÁRIOS RECEBIDOS (informações dadas pelo Coordenador e retomadas por mim): não rasgar, estragar, jogar fora ou vender os livros; são de uso de aluno e, a critério do professor, poderão ser combinadas atividades em sala de aula com tais livros - avisadas com antecedência.

=========
ASPECTOS DA AULA:
Apenas um aluno ausente. Recebemos dois novos alunos.

Alunos bem agitados, mas bem participantes, sem quaisquer problemas.

Na hora das brincadeiras ficou bem claro que pode-se confiar na classe: não ocorreu nenhum problema, souberam administrar-se bem (só um, que sempre gosta de ser diferente, de não seguir combinados coletivos, criou caso na hora da saída com o suposto sumiço de seu lápis).



Lousa com lição de casa (10/03/2010) refletindo ambiente de trabalho
Quadro com a lição de casa e imagem refletida do ambiente de aprendizado (esse tipo de imagem é um dos poucos permitidos para publicação, uma vez que não identifica ninguém - tomemos cuidado com a internet, pois é como a rua de nossa casa, passa gente de bem e outros tipos, podendo dar usos diferentes às imagens - ver orientações importantes clicando AQUI.).

==========

Conectado com o Professor João César:


http://aulanossa.blogspot.com/ = Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas. Também disponível em http://www.aulanossa.pro.br/

 

http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.

Follow  
profjoao on Twitter MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.

Projeto Paz Educa.
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010