CEU EMEF J*, 22/04/2010 - 4ºB.
Antes da aula: alunos brincavam sem problemas visíveis; a maioria formou filas adequadamente no momento oportuno.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; trabalho com sinopse (resumo de livro, peça teatral ou filme, para facilitar na hora de optar por ler/assistir - exemplos de sinopse nos livros: na contra capa (Diário de Kaxi) ou na "orelha" (O Pequeno Príncipe); a sinopse deve conter informações essenciais em poucas linhas); breve conversa sobre os direitos das crianças e dos adolescentes, resumidos do ECA em nosso cartaz na parede - um aluno comentou que eu fiz, por meio desse cartaz, a sinopse do Estatuto da Criança e do Adolescentes.
- Leitura compartilhada: sinopse do filme "O Menino Maluquinho".
- Registro escrito da sinopse, para futuras referências:
Maluquinho é um menino como qualquer outro de sua idade. Brincalhão, esperto e levado, ele teve a sorte de nascer numa família que lhe dá carinho e permite realizar todas as suas fantasias e diversões da infância. Isso não impede que ele também passe por alguns sustos... daqueles que tiram os pais do sério e às vezes fazem eles saírem correndo do trabalho para acudir um filho que "aprontou alguma daquelas". No final dos anos 60 Maluquinho vive suas aventuras com sua turma: o gordinho Bocão, Junin, Lúcio, Herman, Julieta, Carol e Nina. Em meio às corridas de carrinhos de rolimã, as gostosas travessuras e os longos papos com Irene - a empregada e amiga de fé - ele vai curtinho sua vidinha, feliz.
Disponível em http://pazeduca.pro.br/2010, no "post" de 20/04/2010 (procure no calendário à direita) - a palavra "post" está entre aspas por ser uma palavra de outra língua, significando "postagem".
Site original (abre em nova tela): http://www.interfilmes.com/filme_18475_Menino.Maluquinho.O.Filme-%28Menino.Maluquinho.O.Filme%29.html
- Orientação de como pesquisar assuntos na internet, a partir do site Google: clicar e abrir mais de um site sobre o mesmo assunto e comparar, antes de fazer a opção entre um e outro - a internet é importante e útil, mas nem sempre as informações são completas e verdadeiras.
- Conversa sobre a sinopse, personagens principais, artistas que os interpretaram e como estão hoje (informações obtidas na internet), ano de filmagem, recordação de partes significativas e mensagem final do filme (Maluquinho descobriu que era alegre; devemos manter essa alegria e vitalidade por toda vida, a exemplo do personagem Vô Passarinho).
- Escrita e ilustração (em grupos) das partes significativas ou da mensagem do filme (ou ambos).
- Recreio (09h15).
- Educação Física (09h35), com a professora especialista, na quadra coberta.
- Leituras compartilhadas informativas sobre datas comemorativas desta semana (Tiradentes e "Descobrimento" do Brasil - "descobrimento" entre aspas, pois quem descobriu algo é quem chegou primeiro, no caso, os indígenas; além do mais, Portugal já sabia da existência do Brasil quando assinou, anos antes o Tratado de Tordesilhas, com a Espanha - dessa divisão de terras vem as línguas faladas na América do Sul: Português, na colonização portuguesa [Brasil] e Espanhol, nos demais países, que foram colonizados pela Espanha).
Fontes pesquisadas desses textos lidos (abrem em nova tela):
http://suapesquisa.com/tiradentes/
http://suapesquisa.com/historia/descobrimentodobrasil/
(na internet as palavras são juntas, com letras minúsculas e sem acentuação; digitando somente "suapesquisa.com" abrirá a página inicial deste ótimo site de pesquisas, com assuntos agrupados por matérias).
- PROERD (11h05).
Antes da aula: alunos brincavam sem problemas visíveis; a maioria formou filas adequadamente no momento oportuno.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; trabalho com sinopse (resumo de livro, peça teatral ou filme, para facilitar na hora de optar por ler/assistir - exemplos de sinopse nos livros: na contra capa (Diário de Kaxi) ou na "orelha" (O Pequeno Príncipe); a sinopse deve conter informações essenciais em poucas linhas); breve conversa sobre os direitos das crianças e dos adolescentes, resumidos do ECA em nosso cartaz na parede - um aluno comentou que eu fiz, por meio desse cartaz, a sinopse do Estatuto da Criança e do Adolescentes.
- Leitura compartilhada: sinopse do filme "O Menino Maluquinho".
- Registro escrito da sinopse, para futuras referências:
Maluquinho é um menino como qualquer outro de sua idade. Brincalhão, esperto e levado, ele teve a sorte de nascer numa família que lhe dá carinho e permite realizar todas as suas fantasias e diversões da infância. Isso não impede que ele também passe por alguns sustos... daqueles que tiram os pais do sério e às vezes fazem eles saírem correndo do trabalho para acudir um filho que "aprontou alguma daquelas". No final dos anos 60 Maluquinho vive suas aventuras com sua turma: o gordinho Bocão, Junin, Lúcio, Herman, Julieta, Carol e Nina. Em meio às corridas de carrinhos de rolimã, as gostosas travessuras e os longos papos com Irene - a empregada e amiga de fé - ele vai curtinho sua vidinha, feliz.
Disponível em http://pazeduca.pro.br/2010, no "post" de 20/04/2010 (procure no calendário à direita) - a palavra "post" está entre aspas por ser uma palavra de outra língua, significando "postagem".
Site original (abre em nova tela): http://www.interfilmes.com/filme_18475_Menino.Maluquinho.O.Filme-%28Menino.Maluquinho.O.Filme%29.html
- Orientação de como pesquisar assuntos na internet, a partir do site Google: clicar e abrir mais de um site sobre o mesmo assunto e comparar, antes de fazer a opção entre um e outro - a internet é importante e útil, mas nem sempre as informações são completas e verdadeiras.
- Conversa sobre a sinopse, personagens principais, artistas que os interpretaram e como estão hoje (informações obtidas na internet), ano de filmagem, recordação de partes significativas e mensagem final do filme (Maluquinho descobriu que era alegre; devemos manter essa alegria e vitalidade por toda vida, a exemplo do personagem Vô Passarinho).
- Escrita e ilustração (em grupos) das partes significativas ou da mensagem do filme (ou ambos).
- Recreio (09h15).
- Educação Física (09h35), com a professora especialista, na quadra coberta.
- Leituras compartilhadas informativas sobre datas comemorativas desta semana (Tiradentes e "Descobrimento" do Brasil - "descobrimento" entre aspas, pois quem descobriu algo é quem chegou primeiro, no caso, os indígenas; além do mais, Portugal já sabia da existência do Brasil quando assinou, anos antes o Tratado de Tordesilhas, com a Espanha - dessa divisão de terras vem as línguas faladas na América do Sul: Português, na colonização portuguesa [Brasil] e Espanhol, nos demais países, que foram colonizados pela Espanha).
Fontes pesquisadas desses textos lidos (abrem em nova tela):
http://suapesquisa.com/tiradentes/
http://suapesquisa.com/historia/descobrimentodobrasil/
(na internet as palavras são juntas, com letras minúsculas e sem acentuação; digitando somente "suapesquisa.com" abrirá a página inicial deste ótimo site de pesquisas, com assuntos agrupados por matérias).
- PROERD (11h05).
=======
RECORDANDO AS DATAS DE PROVAS:
27/04 = Português e Matemática;
29/04 = Natureza e Sociedade.
=========
FICOU PARA AMANHÃ: correção de Matemática - é preferível fazer com tempo e tranquilidade.
========
ASPECTOS DA AULA:
Aula bem participada pelos presentes, sem quaisquer tipos de problemas.
Orientações individuais e coletivas, tanto nas atividades propostas, como em eventuais problemas comportamentais que teimavam em surgir.
Nenhum problema no pós recreio (filas, merenda, banheiro, atrasos etc).
=========
FICOU PARA AMANHÃ: correção de Matemática - é preferível fazer com tempo e tranquilidade.
========
ASPECTOS DA AULA:
Aula bem participada pelos presentes, sem quaisquer tipos de problemas.
Orientações individuais e coletivas, tanto nas atividades propostas, como em eventuais problemas comportamentais que teimavam em surgir.
Nenhum problema no pós recreio (filas, merenda, banheiro, atrasos etc).
==========
Conectado com o Professor João César:
http://aulanossa.blogspot.com/ = Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas. Também disponível em http://www.aulanossa.pro.br/
http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.
MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.
Projeto Paz Educa.
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010***
ATENÇÃO - sobre uso das fotos eventualmente postadas aqui (hospedadas no Flickr): Uso apenas didático, de divulgação pedagógica, interditados todos os outros. Imagens editadas, para assegurar a privacidade dos alunos (Constituição Federal: art. 5º; Estatuto da Criança e do Adolescente: art. 17º). Preservação da identidade da escola e do professor, de acordo com a lei municipal 8989/79.
=====|||||=====