ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor. Este blog não substitui a presença do aluno em classe!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

07 de outubro de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 07/10/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho" - cap. 30 e 31.
4- Português: livro, pág. 87 até 91 (trabalho com versão da lenda do Negrinho do Pastoreio).
5- Recreio (09h15).
6- Educação Física (09h35).
7- Matemática: frações (definição, representação, nomenclatura e leitura - exemplos práticos).
Amanhã: livro de Língua Portuguesa.

Rotina Prevista (07/10/2010)
Rotina Prevista (07/10/2010). Arquivo Pessoal.


DETALHES RELEVANTES:

2- a) O que e como teremos. 
     b) Cuidados básicos com nossa segurança: evitar ficar na classe na ausência dos professores (na escola particular o aluno de nove anos foi baleado nessa circunstância, ninguém estava na classe além dele e do suposto atirador), formar fila e entrar na classe junto com o professor (um aluno que sempre faz questão de entrar depois, acidentou-se no corredor, enquanto o professor e os alunos já estavam em aula há quase cinco minutos), procurar o educador que está mais próximo para tentar resolver seus problemas (ir à direção desautoriza o educador de registrar ocorrência e tomar providências). 
     c) A questão de comida dentro da classe está proibida, isto é uma regra da escola toda e não entra na questão de direitos e deveres. O mesmo para celulares e similares - regra da escola e dispositivo legal (há uma legislação estadual sobre o assunto - lei não se discute, se cumpre).

3- A leitura de "Reinações de Narizinho" continua prendendo a atenção de todos. Hoje vimos como Rabicó se livrou do polvo e como terminou o casamento de Narizinho com o Príncipe Escamado.

4- O material institucional apresenta a Lenda do Negrinho do Pastoreio e pede para que seja posta no contexto da época - isso já fizemos no Projeto Nosso Folclore. Apenas usamos as atividades como revisão e observamos a presença de regionalismos (a lenda é do Rio Grande do Sul). A página 91 fizemos após a Educação Física.

6- Com o Professor Especialista.

7- Retomamos o que vimos ontem, inclusive por ocasião da correção coletiva da lição de casa. Dei exemplo prático sobre a diferença do inteiro (folha sulfite inteira) e de suas frações (dividi-a em quatro, cada parte é uma fração). Introduzimos nomenclatura e leitura de frações. Lição de casa: representar em forma de frações (como ontem, mas já induzindo à frações equivalentes: 2/4 e 1/2 - assunto próximo). Quem terminava podia ficar livre, com respeito e responsabilidade.


ASPECTOS DA AULA:

Aula bem participada, com responsabilidade e respeito.
Trabalhamos em grupos por bom tempo.



Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==